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terça-feira, 29 de abril de 2008

Aulas.com

Até dezembro deste ano, a UnG deve alcançar a importante marca de mais de 200 professores capacitados técnica e pedagogicamente para o ensino on-line
Portal UnG (29/04/2008) – Assim como Gilberto Gil na música Pela Internet, os professores da UnG querem entrar na rede. Até o final deste ano, a Universidade atingirá a respeitável marca de 200 docentes capacitados técnica e pedagogicamente para o ensino on-line. O que isso representa? Rosimeri Ferraz Sabino, coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância da UnG, diz que esse resultado é muito mais do que simples estatística. Para ela, o reflexo de se manter 200 professores habilitados para essa modalidade de ensino será vista, especialmente, em sala de aula e, logo depois, no momento do ingresso do aluno no mercado de trabalho. “A educação tem de acompanhar a dinâmica da vida social e corporativa da sociedade, pois estamos formando profissionais para um mercado em que a virtualidade se tornou indispensável”, aponta Rosimeri. “O fato de os nossos alunos estarem próximos dessa ferramenta já os coloca um passo à frente dos que não estão. A utilização de Orkut, MSN, e-mails, etc. tornou-se mais que habitual na vida dos universitários. Ou seja: a Instituição e os próprios professores têm de aderir a essa nova tecnologia.”.

Realidade do setor educacional brasileiro, a educação a distância vem crescendo significativamente nos últimos anos. De acordo com o último Censo da Educação Brasileira realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e pelo MEC (Ministério da Educação), o EAD (Educação a Distância) cresceu 1.867% no Brasil entre 2003 e 2006. Ainda segundo o estudo, em 2003 havia 21.873 inscritos em cursos a distância; esse número subiu para 430.229 em 2006. A oferta de cursos nessa modalidade não está restrita à internet. Também são explorados meios como o correio, o rádio, a televisão, o CD-Rom, entre outras tecnologias.

Diferentemente de instituições que oferecem cursos 100% a distância, em que o estudante pode, por exemplo, graduar-se sem precisar freqüentar o espaço físico de uma IES, na UnG o ensino on-line é utilizado apenas como apoio às aulas presenciais, pelo menos por enquanto.

Os professores disponibilizam na web informações sobre sua disciplina, seja em formato de texto, vídeo ou foto. Há, ainda, o estreitamento da comunicação, uma vez que o diálogo entre docente e discente ultrapassa as barreiras da sala de aula.

Professor dos cursos tecnológicos e um dos integrantes da turma de 50 docentes que passam por capacitação técnica, Carlos Andreotti disse que o EAD ainda divide opiniões. No entanto, trata-se de uma ferramenta indispensável para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. “Há professores e alunos que têm certo bloqueio para explorar esse apoio às aulas presenciais. A boa notícia é que esse quadro vem mudando, e por influência de quem já está habilitado a manusear a plataforma de ensino on-line”, expôs.

Um exemplo são as atividades que Andreotti desenvolve com seus alunos: “Eu os levo até o Laboratório de Informática e busco familiarizá-los com a tecnologia da internet. Isso vem gerando bons resultados”, afirmou.

Também em treinamento, a professora Caroline Teixeira Nunes, do curso de Fisioterapia, se impressionou com as inúmeras formas de explorar a plataforma de ensino on-line. Docente da disciplina de Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia, ela acredita que um ensino 100% a distância pode prejudicar a didática de alguns cursos, especialmente os que requerem o manuseio prático de objetos. “Mesclar o presencial com o on-line é uma experiência enriquecedora. Aprendi nesta aula (última segunda-feira, dia 28), por exemplo, que posso disponibilizar fotos, vídeos e mais uma série de materiais. Se explorarmos esse potencial, tanto os alunos quanto os professores ainda resistentes irão adotar o uso dessa ferramenta”, acredita Caroline

Segundo a coordenadora do Núcleo, a capacitação dos docentes vem gerando importantes resultados, como a implantação de 210 disciplinas com o apoio da plataforma on-line; e a oferta de dependências a distância. O curso que mais explora essa ferramenta é Ciências Biológicas (bacharelado), que também ocupa o primeiro lugar no ranking de professores capacitados, com 21 docentes; seguido de Química (11), Letras e Pedagogia (ambos com 10) – dados apurados até dezembro de 2007. “Os materiais disponibilizados na central de cópias; as comunicações passadas para o representante de sala propagar; e as dúvidas sanadas em horários específicos são trâmites que agora podem ser feitos 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa facilidade faz com que os professores busquem cada vez mais a capacitação nessa ferramenta”, enfatiza Rosimeri.

A meta da Instituição é habilitar, até o final de 2009, 100% do corpo docente. Isso será fundamental para os planos da UnG de ofertar cursos híbridos (semi-presenciais) ou totalmente não presenciais. No final de maio, haverá a entrega dos certificados aos docentes em capacitação.

Plataforma – Quando a UnG começou a desenhar o projeto de ensino on-line, a equipe multidisciplinar constituída na época fez um levantamento das opções de plataformas livres que existiam no Brasil e chegou ao Moodle. Rosimeri diz que a escolha pelo livre não se deu pelo simples fato de não gerar custos para a Instituição. Segundo ela, a filosofia desse tipo de software é a de uma construção colaborativa. “Existem professores, programadores e pesquisadores de diversas áreas trabalhando voluntariamente para desenvolver a melhor ferramenta de ensino a distância. Essas pessoas estão geograficamente distribuídas pelo mundo inteiro. Assim como no ensino virtual, eles trocam mensagens e aperfeiçoam a plataforma, adequando-a de acordo com suas experiências e a dos usuários”, explica.

O Moodle é o software que apresenta o melhor desempenho nessa modalidade. Ele reúne as condições necessárias para que o professor possa desempenhar todas as suas funções sem dificuldades. De acordo com pesquisas de instituições especializadas, hoje o Moodle é a plataforma mais adotada em todo o mundo.
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