Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vou fazer a OAB: qual rotina de estudos devo seguir?

A professora de Direito Administrativo, Isabella Galvão, deu algumas dicas para auxiliar aos candidatos durante a preparação para o exame.
Thayná Aguiar Por: 17/05/2019 - 16:24 - Atualizado em: 17/05/2019 - 16:26

Para garantir o sucesso da aprovação na OAB, estudantes ou bacharéis em direito precisam se dedicar fielmente à preparação para a prova. Para isso, elaborar uma rotina de estudos é essencial para ter um bom desempenho no Exame da Ordem.

Na data em que se comemora o Dia do Acadêmico de Direito, conversamos com a professora de Direito Administrativo, Isabella Galvão, e separamos algumas dicas para auxiliar aos candidatos durante a preparação para o exame. Confira!

  • Cronograma

De acordo com Isabella, essa é uma das dicas mais importantes. "O cronograma de estudo vai auxiliar o aluno no processo de organização. O aluno vai ter que visualizar o tempo que ele tem até o exame e quantidade de assunto. Assim, terá que organizar e separar o estudo entre os dias nesse cronograma".

  • Local de estudo

Outro fator importante para o aluno ou bacharel é encontrar ou criar um lugar apropriado para estudar. “Onde não se tenha distrações, onde possa, realmente, se concentrar e fazer um estudo de qualidade. A qualidade é mais importante do que a quantidade de hora de estudo. Por mais que o aluno tenha poucas horas para estudar porque trabalha ou ainda faz faculdade, se ele conseguir adequar o ambiente, vai garantir um resultado positivo", afirma.

  • Direcionamento

Para a professora Isabella, otimizar o tempo também é um grande facilitador durante o período de preparação para a prova. "É importante que o aluno consiga direcionar o estudo dele para os assuntos mais cobrados. O edital da OAB é bem extenso, então deve ser feito um estudo estratégico. A FGV, que é a banca examinadora do exame de Ordem, consegue ser previsível. Nós, como professores, estudamos a banca, conseguimos ver que há essa previsibilidade de questões e assuntos a serem abordados. E essa previsibilidade se dá pela FGV estar sempre cobrando um hall específicos de assuntos", lembra.

Ainda falando sobre a otimização do tempo, Isabella destacou a importância da escolha certa no material utilizado durante os momentos de estudo. “Durante a graduação, o aluno estuda por meio de livros de doutrina, mas quando a gente está falando de preparação para a OAB, não é interessante estudar por eles, pois são extensos e que a leitura demandam um certo tempo. É importante ele pegar material de estudo direcionado para a OAB”, diz.

  • Resolução de Questões

"Resolver questões de exames anteriores é essencial. Buscar exames mais recentes possível e, por fim, realizar simulados. Esses simulados vão ajudar o aluno nessa questão do tempo e saber utilizar seu tempo", conta Isabella.

Para a docente, quando estiver mais próximo do exame, o aluno deve se dedicar à atividades mais simples como revisões, simulados e aulões. Além de todo esse estudo, a professora de Direito Administrativo também alerta sobre a necessidade do descanso durante a rotina. " É importante manter as folgas para que o aluno mantenha o equilíbrio emocional e psicológico".

Tags: 

Comentários