Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você sabe o que é Tricologia?

O estudo do couro cabeludo ganha espaço nos consultórios de Dermatologia
Assessoria de Comunicação Por: 15/03/2017 - 16:09 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:39
mulher mostra o couro cabeludo
Tricologia é palavra grega, que significa estudo dos pelos

Por Bruna Victória

Problemas no couro cabeludo ou nos fios? Talvez você fique um pouco em dúvida sobre qual especialista buscar, até conhecer a Tricologia – palavra grega, que significa estudo dos pelos. O profissional que trabalha com a especialidade transita entre a Estética e a Dermatologia.

Para se tornar um profissional de Tricologia, é preciso ser esteticista ou cabeleireiro, como é o caso de Alex Gomes, de 35 anos.  “Depois de dez anos de formado em cabeleireiro, eu descobri esse mercado e resolvi fazer um curso para conhecer um pouco mais”, comentou. Segundo ele, a Tricologia fala também sobre pele e rosto, mas foca nas doenças do couro cabeludo.

Mas, por que essa parte do corpo merece tanta atenção? De acordo com Alex, a queda de cabelos pode indicar stress, depressão pós-parto, fatores hormonais ou até mesmo doenças autoimunes como a psoríase - que causa queda de cabelo severa - lúpus e doenças crônicas. Os tratamentos são feitos sempre em parceria com um médico dermatologista. “Todo tricologista deve trabalhar em consultório com um dermatologista do lado, porque é necessário procedimentos e equipamentos muito amplos, como um lavatório, cadeira especial, entre outros”, comenta.

Para se especializar na área, Alex cursa Biomedicina na UNIVERITAS. De acordo com o coordenador do curso, Alexandre Gonçalves, a Tricologia é um estudo importante. “Todo o assunto que envolve estética e demanda pesquisa, desenvolvimento, estudo, é uma constante evolução para buscar sempre o melhor resultado para o paciente”, ressalta.

Essa e outras áreas voltadas para estética só tendem a crescer, segundo o coordenador. “A mulher brasileira é vaidosa. Mesmo com a crise, o setor estético e de cosméticos não parou de crescer, principalmente quando se fala em cabelo, pele, unha, etc”, finaliza.

SOBRE A UNIVERITAS

Há treze anos no mercado, o Grupo Ser Educacional está presente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, em uma base consolidada de mais de 150 mil alunos. No Rio de Janeiro, o Grupo mantém a UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas, que conta com mais de 30 cursos de graduação, além de cursos de tecnologia superior. Visite o site oficial www.univeritas.com e saiba como ingressar.

Comentários