Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você sabe a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?

Ambas são opções de pós-graduação e oferecem um grande leque de oportunidades para quem as faz. Conheça-as aqui e saiba qual a mais indicada para você!
Por: Camilla de Assis 05/06/2017 - 12:00 - Atualizado em: 05/06/2017 - 13:51
Foto: Freepik
Saiba a diferença entre esses dois tipos de pós-graduações
Fazer uma pós-graduação é o desejo de muitas pessoas que saem formadas de uma instituição de ensino superior. O passo seguinte à graduação é um dos mais importantes - e também é um que está sendo cada vez mais cobrado pelo mercado de trabalho. Ter uma pós no currículo é fator de relevância no momento de conquistar uma vaga de emprego, visto que o candidato se trata de um especialista qualificado e certificado em sua determinada área.
 
Conheça as pós-graduações stricto sensu e lato sensu da UNG!
 
Mas, além da já reconhecida importância de não para os estudos após a conclusão da graduação, é preciso saber qual tipo de pós deve ser realizada. Afinal, fazer uma na modalidade stricto sensu ou lato sensu? Além do mais: o que é stricto sensu e lato sensu?
 
Segundo definições do Ministério da Educação (MEC), uma pós-graduação stricto sensu é aquela que contempla cursos de mestrado e doutorado entre suas ofertas. A palavra stricto sensu vem do latim e significa “em sentido específico”. Já com etimologia equivalente a “sentido amplo”, lato sensu é o tipo de pós-graduação que abrange cursos de especialização e Master Business Administration (MBA).
 
Mestrado
A pós-graduação em mestrado é um curso de dois anos a dois anos e meio em que o estudante deve ter e desenvolver aptidão para pesquisas científicas. Essa pós é ideal para quem se apetece pelo meio acadêmico e tenha vontade de seguir carreira na área. Entretanto, ter um mestrado no currículo também conta muito em uma seleção de emprego.
 
Os mestrados devem ser recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - órgão que avalia e testa a qualidade desses cursos - e só podem funcionar sob essa recomendação e autorização do MEC. Quando acabar a graduação, o aluno ganha o título de mestre e já pode dar aulas em instituições de ensino superior.
 
Doutorado
Ao contrário do que muitos passam, uma pessoa que tenha apenas o título de graduado pode pleitear uma vaga no mestrado. Isso é considerado caso a proposta de pesquisa apresentada pelo aluno seja de grande relevância. Entretanto, costuma-se ter a tradição de selecionar estudantes que já tenham um mestrado.
 
Com duração de quatro a cinco anos, o doutorado é uma pós-graduação stricto sensu em que o doutorando vai ter ganhos profundos de conhecimento teórico e reais avanços nas suas pesquisas. Ao término do doutorado, a pessoa ganha o título de doutor. Muitas vezes o doutor ingressa como professor em instituições de ensino superior.
 
Especialização
Com um caráter mais técnico e voltado para o mercado de trabalho, a especialização é um curso de pós-graduação que segue os parâmetros lato sensu. Com duração média de um ano e meio a dois anos, as especializações exigem apenas que o aluno tenha um diploma de curso superior. Ao final, o estudante recebe o título de especialista e já pode, inclusive, lecionar em algumas instituições de ensino superior.
 
MBA
Segundo definição do MEC, cursos de MBA “nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração”. Por isso, esse tipo de pós -graduação é indicada para pessoas que já atuam no mercado de trabalho e buscam ascensão. Muitas vezes, o MBA é procurado por pessoas que já exerçam ou tenham exercido cargos de chefias.
 
Qual fazer?
Segundo o coordenador geral de pós-graduação da UNG, Antônio Inácio, o mais indicado para alunos recém saídos da graduação é uma pós na modalidade de especialização ou MBA. “Isso é recomendado, salvo quando o estudante já é um aluno pesquisador de artigos científicos”, pondera o docente.
 
Além disso, mesmo que uma pessoa opte pela pós-graduação stricto sensu, ela pode se direcionar para o mercado de trabalho com a titulação de mestre ou doutor. “Um mestrado ou doutorado desenvolve no aluno e no profissional a capacidade de desenvolvimento contínuo, de visão de futuro, de planejamento, de gerar conhecimentos para treinamentos ou para o conceito de universidade corporativa. Muitos CEOs na atualidade buscam profissionais com este perfil para compor suas equipes”, observa Antônio Inácio.
 
E então, já sabe qual pós-graduação fazer? Que tal conhecer as pós-graduações stricto sensu e lato sensu da UNG? Confira-as aqui!

Comentários