Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você já ouviu falar em 'Sistema SAP'?

Ferramenta tem objetivo principal em transformar sistemas caseiro em uma gestão empresarial qualificada, saiba como funciona!
Rebeca Ângelis Por: 11/09/2018 - 09:52 - Atualizado em: 11/09/2018 - 09:55
Você já ouviu falar em Sistema SAP?
Você já ouviu falar em Sistema SAP?

Você já ouviu falar em 'Sistema SAP'? Antes que você associe o significado àquela tecla conhecida do controle remoto (Segundo Programa de Áudio)- com função da audição do som original na TV- a gente te explica que o sistema exerce função diferente. Apesar das siglas serem exatamente iguais, o SAP do sistema é uma abreviação em alemão que significa ‘Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung’, que em português se traduz em ‘Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados’. Entenda!

O que é SAP?

O SAP consiste em um software de Gestão Empresarial (ERP Enterprise Resources Planning), criado por uma empresa alemã que tem o mesmo nome SAP AG (SAP associação anônima). Trata-se de um software que fornece soluções customizadas para diferentes tipos de indústria e também módulos básicos. Em geral, seu principal intuito é de transformar sistemas caseiros em um Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Como funciona?

O software é composto pelas camadas de front-end, application e database. A camada front end exibe as informações para o usuário em telas. Já a application, é o local onde as operações são processadas — ou seja, é responsável por transferir os dados de front-end. Por fim, a camada database processa os dados e, através da camada application, os armazena.

Dentro desse sistema, existe uma linguagem usual de programação: o ABAP (Advanced Business Application Programming). Desenvolvida pela própria SAP, a linguagem é responsável por controlar a lógica do fluxo de telas e responder aos eventos (como quando o usuário clica em uma tela).

Mas afinal, para que serve o 'Sistema SAP'?

Considerada uma ferramenta customizada, o SAP visa auxiliar na organização como um todo. Isto é, por meio de módulos, o sistema propõe  dividindo-se em módulos cada departamento correspondente, como por exemplo o de vendas, gerenciamento de estoques (verificando se um produto está disponível, etc).

Cada módulo, portanto, é responsável por muitos processos de negócio que são baseados nas práticas de cada empresa. Os métodos de trabalho do sistema são conhecidos por disponibilizar conforto e eficiência, pois relacionam várias áreas da organização em uma só ferramenta.

Vantagens:

  • Se desprender de processos manuais;

  • Eficiência, por meio do fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização;

  • Otimização do processo de tomada de decisão;

  • Eliminar a redundância de atividades;

  • Rápida resposta ao mercado;

  • Reduzir as incertezas do Lead Time;

  • Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;

  • Redução do tempo dos processos gerenciais;

  • Redução de estoque;

  • Redução da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;

  • Melhor controle das operações da empresa;

Ficou interessado em saber mais sobre este assunto? Conheça também o curso de Empreendedorismo Digital da UNG/Univeritas!

Comentários