Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você conhece a plataforma Lattes e para que ela serve?

Se você está numa graduação, certamente já ouviu falar do Currículo Lattes. Instrumento importante em meios acadêmicos, é preciso saber para que serve e como dispor suas informações
Por: Caroline Melo 07/12/2016 - 08:00 - Atualizado em: 07/12/2016 - 09:39
Currículo Lattes
Você sabe como funciona e para que serve a plataforma Lattes
Criada primeiramente como uma forma de integrar dados de pesquisadores, a plataforma Lattes do CNPq é uma poderosa base de dados de currículos que une grupos de pesquisa e instituições, registrando a vida pregressa e atual de acadêmicos de todo o país. Hoje, a utilização foi bem ampliada e, uma vez que a visualização é pública, o Lattes vem sendo usado comumente como um currículo profissional online. 
 
 
Qualquer pessoa pode se cadastrar na plataforma através do site mas, o lattes tem um objetivo bem específico, que é de apresentar toda a produção acadêmica e intelectual de um profissional, e por esta razão, alunos que estejam na fase da graduação pós, não devem deixar de fazer um currículo Lattes.
 
O cadastro é simples e o site é bem autoexplicativo. Os campos que as páginas apresentam são bastante claros e vão pedir desde a compreensão em diferentes línguas até suas áreas de atuação. Suas informações curriculares, como graduações e pós, participações em eventos e pesquisas, assim como atuações profissionais, serão destacadas no currículo. Com todas as informações dispostas de forma simples, o currículo Lattes é importante para dar visibilidade à produção e à trajetória de pesquisas de todos os acadêmicos e é através dele que as pessoas identificam o seu perfil, em uma análise rápida e geralmente bastante confiável. 
 
O que fazer e o que NÃO fazer
Antes de sair correndo para juntar todo o seu histórico na academia e seus certificados de congressos, vamos lembrar da seriedade que o seu Lattes deve apresentar. Todas as informações devem ser verídicas e com documentos comprobatórios como certificados. Isso quer dizer que seu inglês fluente deve vir acompanhado de um diploma ou um teste de qualificação, e aquela palestra que você assistiu mas não obteve certificação vai precisar ficar de fora. 
 
O Lattes é o seu perfil enquanto acadêmico e intelectual, e por isos, você deve preocupar-se também com a foto que você vai atrelar ao seu Lattes. Portanto, fotos muito descontraídas ou que caberiam melhor no seu perfil de redes sociais não devem nem ser cogitadas para figurar sua currículo Lattes. A lógica é a mesma do currículo profissional. 
 
O cuidado com as informações dentro dessa plataforma são como os de qualquer currículo profissional. Ou seja, uma das principais regras é não mentir. Dizer que falar 40 línguas enquanto sequer fala bem português é um erro que jamais deve ser cometido. Portanto, muito cuidado com os errsos de português ou digitação ok? E se estiverem na sua área de biografia, que fica no topo da página, serão uma das primeiras coisas a serem notadas, muito mais que sua qualificação. Outra dica importante acerca da “biografia” é que a área não é uma espécie de ‘Quem sou eu?’, então evite discursos elaborados, com autopromoção ou em primeira pessoa. 
 
Você já se cadastrou na plataforma? Compartilhe suas impressões (e o seu currículo também!)

 

Comentários