Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você conhece a culinária do Mediterrâneo?

Com uma gastronomia regada a frutos do mar, ervas e muito, mas muito azeite, a culinária do Mediterrâneo encanta o paladar de pessoas pelo mundo todo. Conheça a origem e aprenda algumas receitas
Por: 04/04/2017 - 00:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 13:58
Por Camilla de Assis
 
Mar Mediterrâneo. Oceano com 2,5 milhões de km² e que banha os continentes da Europa, Ásia e África. Seus 5.276 metros de profundidade abrigam animais marinhos espetaculares, alguns que fazem parte da cadeia alimentar humana. Peixes, crustáceos e moluscos estão diariamente presente na alimentação de pessoas de todo o mundo e deliciam seus paladares.
 
No Mediterrâneo é de onde também são extraídos diversas especiarias e tipos de alimento famosos no mundo todos. A culinária da região é riquíssima em azeite de oliva, frutos do mar, azeitonas, tomates, abobrinhas, berinjelas, ervas frescas, limão, trigo - tudo orgânico. Os temperos leves e regados a muito azeite são a marca registrada da culinária do Mediterrâneo, que enche os olhos e o paladar de muitos admiradores.
 
 
Em 2013, a culinária mediterrânica foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Também pudera, a forma de preparação dos pratos é única. O azeite está presente em cerca de 80% dos pratos - e os que não o contém nos ingredientes são finalizados com o óleo das oliveiras - e os frutos do mar são muitas vezes grelhados. Os pratos pedem, em grande parte, o acompanhamento de vinho.
 
Confira alguns pratos da cozinha mediterrânea:
 
1 - Filé Saint Peter
 
Imagem meramente ilustrativa
 
Esse peixe pode ser preparado no forno, envolto no papel alumínio. O primeiro passo é marinar as postas em vinho branco e suco de limão. Em seguida, tempere com alho, pimenta e sal a gosto. Em seguida, envolva o fruto do mar em papel alumínio com tomate cereja, manjericão fresco, azeitonas pretas sem caroço e bastante azeite. 
 
2 - Cuscuz marroquino
 
Imagem meramente ilustrativa
 
Tradicional na região Nordeste do Brasil, o cuscuz também é popular na região mediterrânea. Você pode fazer o cuscuz marroquino da seguinte maneira: coloque-o em uma vasilha e misture caldo de galinha fervente e curry. Em uma frigideira, frite abobrinha e cenoura até que fiquem crocantes e tempere-os com sal e pimenta do reino. Em seguida, misture os vegetais ao cuscuz e acrescente azeite e salsa.
 
3 - Fettuccine com camarões, azeite e ervas
 
Imagem meramente ilustrativa
 
Massas também são muito comuns na região banhada pelo Mediterrâneo. Deixe manjericão e tomilho picados e imersos no azeite. Cozinhe o fettuccine al dente e reserve. Tempere os camarões com sal a pimenta do reino e, em seguida, frite-os no azeite. Jogue tomates cereja cortados ao meio e abobrinhas picadas na fritura. Jogue o preparo no fettuccine e, em seguida, finalize com o azeite de ervas. Sirva com vinho tinto.
 
E aí, ficou com água na boca? Você sabia que o curso de Gastronomia da UNIVERITAS ensina sobre essas delícias? Conheça!

Comentários