Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja dicas para se destacar na turma

Ter disciplina é a chave para ter sucesso na vida acadêmica e, consequentemente, profissional
Por: 17/08/2022 - 15:14
Estaagiar na área, mesmo sem remuneração, é uma boa estratégia durante a formação | Foto: Pexels
Escrito por Maya Santos
 
A corrida profissional começa na faculdade e ter um pensamento estratégico em relação a sua performance acadêmica é o que pode lhe render bons frutos no futuro. Absorver bem os assuntos e praticar é um dos primeiros passos para alcançar relevância tanto no processo de formação assim como ao concluir a graduação.
 
Se você é o tipo de estudante que se esforça e sempre coloca o melhor de si em tudo que se propõe a fazer, esse artigo é para você! Por isso, continue a leitura e saiba algumas dicas para aproveitar o melhor do seu curso ao mesmo tempo que se destaca na turma.
 
Qual a importância de se destacar?
 
Entrar na faculdade parece ser o obstáculo mais desafiador, mas se manter na graduação é que exige inúmeras habilidades dos estudantes, sendo a disciplina a mais importante delas.
 
Para ilustrar melhor, é necessário o calouro entender que a concorrência não acaba quando entramos no ensino superior, pelo contrário, ali se amplia a concorrência à medida que compreendemos o mercado de trabalho está em constante evolução.
 
Devido a isso, se torna importante atrair a atenção da forma correta no ambiente acadêmico, pois isso pode render boas redes de networking, desenvolver as habilidades técnicas, bons estágios e outras oportunidades profissionais.
 
“É importante não deixar acumular os assuntos, reservar um horário para estudar todos os dias e responder às atividades on-line. Quando o estudante cria a cultura de estudar uma ou uma hora e meia por dia, o organismo se acostuma”, explica Ian Blanco, diretor de Saúde do Ser Educacional.
 
Agora que você já sabe desse macete. Veja 3 dicas orientadas pelo docente para te ajudar a aproveitar bem o semestre e se destacar na turma:
 
1 - Monte uma rotina de estudos
Ser disciplinada é um dos caminhos mais eficazes para o sucesso acadêmico e consequentemente profissional.
Por isso, ter horário para começar e terminar o momento de estudo é essencial para render nas disciplinas e o ideal é que seja sempre o mesmo horário, assim você prepara sua mente para absorver mais os conteúdos estudados.
 
2 - Faça anotações durante as aulas ou leituras
Participar das aulas vai além de estar na sala de aula. Fazer anotações e tirar dúvidas são técnicas que fazem você ser notado na turma. Lembrando que cada professor tem seu estilo próprio em sala.
Com isso, queremos dizer que informações importantes sobre os assuntos tratados em aula podem ser verbalizadas ou anotadas no quadro, e ficar atenta pode ter render bons comentários em sala e quem sabe numa prova ou trabalho acadêmico.
 
3 - Faça estágio, mesmo sem remuneração
O estágio é o momento ideal para colocar em prática o que foi visto durante a graduação. Mesmo sem remuneração, no estágio o estudante tem a chance de conhecer as áreas de atuação da profissão, entende suas habilidades na função que desempenha, ganha experiência e articula bons contatos.

Comentários