Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja 5 museus que você precisa visitar no Rio de Janeiro

Por: Henrique Nascimento 11/09/2017 - 09:34
Museu do Amanhã/Foto: Thales Leite/Divulgação
O Museu do Amanhã é um dos espaços mais novos no Rio de Janeiro que merece destaque

O Rio de Janeiro, conhecido como Cidade Maravilhosa, é procurado por turistas por conta do seu carnaval, suas praias e belezas naturais. No entanto, a cidade também abriga diversos espaços culturais, entre eles, museus que tratam da cultura local e nacional. Um museu não precisa necessariamente tratar de coisas antigas, na verdade são instituições que buscam conservar, estudar e expor objetos que tem valor cultural e histórico. Separamos 5 museus que você não pode deixar de conhecer no Rio de Janeiro. Confira!

MUSAL

Localizado no Campo dos Afonsos, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, está o MUSAL, Museu Aeroespacial, o maior museu de aviação civil e militar do Brasil. O seu acervo conta com uma réplica do 14-bis de Santos Dumont e exposições fixas e temporárias sobre a aeronaútica e sua história. Aos fins de semana e feriados a área externa do museu é disponibilizada para a prática de aeromodelismo, voo de modelos em pequena escala, miniaturas, de aeronaves.

MUSAL/Divulgação

MUSAL/Divulgação

MIS

O Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro abriga mais de 304 mil documentos em diferentes suportes, divididos em discos, fotografias, negativos em vidro, entre outros. Além disso, o MIS também produz desde 1966 seu próprio acervo a partir de depoimentos de pessoas ligadas à cultura colhidos em áudio e vídeo. Entre os depoimentos estão os das cantoras Angela Maria e Alcione, do apresentador Chacrinha e nomes da literatura como Ariano Suassuna. O MIS está localizado na rua Visconde de Maranguape no bairro da Lapa.

Museu do Amanhã

Com a proposta de ser um museu de artes e ciências, o Museu do Amanhã foi inaugurado no ano de 2015. O espaço chama atenção a partir de sua arquitetura sustentável que foi planejada pelo espanhol Santiago Calatrava. Ele também é considerado o primeiro museu de terceira geração do mundo, os de primeira tratam do passado, os de segunda tratam de aspectos do presente e os de terceira buscam propor questionamentos e mudanças para o futuro da humanidade. A exposição está localizada na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro e seu acervo busca mostrar de onde viemos, onde estamos e para onde vamos.

Museu do Amanhã/Foto: Thales Leite/Divulgação

Museu do Amanhã/Foto: Thales Leite/Divulgação

Museu da Vida

Se o passeio é educativo ou em família, o Museu da Vida é a escolha certa para você. Criado em 1999 como parte da Casa de Oswaldo Cruz, o museu, que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados, procura divulgar conhecimento histórico a respeito da saúde e da biomedicina no Brasil. Ao chegar no Centro de Recepção do museu, o visitante pode pegar o Trenzinho da Ciência e conhecer a Pirâmide, o Borboletário, a Tenda da Ciência Virginia Schall, o Parque da Ciência, o Epidaurinho e o Castelo Mourisco. Todos esses espaços abrigam exposições fixas, contando também com atividades lúdicas e interativas. O espaço está  localizado no bairro de Manguinhos no Rio de Janeiro.

Museu da Vida/Divulgação

Museu da Vida/Divulgação

Museu Seleção Brasileira

O Brasil é o país que mais participou de Copas do Mundo, por conta disso, é possível dimensionar o valor histórico que a Seleção Brasileira de Futebol tem para o país. O Museu Seleção Brasileira proporciona uma experiência interativa ao visitante, expondo as origens do esporte e a história da Seleção. Em seu acervo estão as cinco taças que marcam as vitórias do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. O endereço para visita é a sede da CBF que abriga o museu e fica localizada no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro.

Gostou desses museus? Conheça também 5 patrimônios históricos que você precisa visitar!

Comentários