Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja 3 itens que não podem faltar no seu TCC

A estrutura textual do TCC costuma seguir um padrão, esse três itens facilitarão a sua escrita
Por: Henrique Nascimento 28/03/2018 - 07:45
Veja 3 itens que não podem faltar no seu TCC/Freepik
O trabalho de conclusão de curso (TCC) é comum ao fim da graduação. O objetivo é que a aluna ou aluno demonstre através da pesquisa e da produção de texto acadêmico, que pode vir acompanhado de atividade prática, o que aprendeu nos anos de estudo. Independente da área, a estrutura textual do TCC costuma seguir um padrão. Para falar sobre os itens obrigatórios que o compõem, conversamos com a doutoranda em Comunicação e orientadora de trabalhos acadêmicos Lygia Sousa, e delineamos três deles. Confira!

Antes do grande momento: saiba como se preparar para o TCC

Um trabalho de conclusão de curso não é nada sem um projeto de pesquisa que o antecede. Usualmente o projeto é elaborado no penúltimo semestre do curso e é composto por: objeto, problema, construção das hipóteses, justificativa, levantamento bibliográfico, a metodologia e o cronograma.  Após o projeto, é hora da execução. Para isso, é preciso organizar-se financeiramente e, finalmente, começar o TCC sem medo.
 
Mesmo que a modalidade de TCC inclua um trabalho prático e não seja puramente uma monografia, é necessário ter um texto que será apresentado à banca. Em alguns casos é pedido o memorial descritivo acadêmico, estrutura que conta com a descrição das atividades práticas realizadas, pesquisa teórica e apresentação de resultados. Lygia Sousa aponta que os itens obrigatórios que deverão constar no texto são os seguintes:

1 - Contextualização e localização do objeto

A primeira parte do TCC deve conter os conceitos principais que norteiam o trabalho e contextualização inicial do objeto de pesquisa. É nesse trecho que será descrito qual o seu problema de pesquisa e parte da revisão bibliográfica. Vale ressaltar, que a revisão bibliográfica acaba sendo discorrida em praticamente todas as partes do trabalho.

2 - Apresentação do objeto

Como o nome já diz, é na segunda parte em que o objeto será descrito e apresentado em detalhes, sendo relevante fazer um resgate histórico dele.Tanto este item como o anterior convergem para justificar a escolha do objeto, dos autores e da bibliografia adotada como referencial. 

3 - Descrição e aplicação metodológica

Aqui será descrita a metodologia adotada para análise do objeto de pesquisa, ou seja, qual o caminho escolhido para examinar o objeto. Em seguida, é hora de apresentar os resultados dessa análise obtidos através da aplicação metodológica. Essa é a parte do texto onde será possível confrontar os resultados obtidos com as teorias utilizadas como base. 
 
Por fim, vêm as considerações finais, esse será o único momento em que não é indicado que você utilize citações ou se dedique intensamente ao referencial bibliográfico. Isso, porque são as suas considerações finais a partir dos resultados da sua pesquisa

Qual o tamanho de um TCC?

A quantidade de páginas de um TCC assim como a sua estrutura pode variar de acordo com Instituição de Ensino e os direcionamentos do orientador do trabalho. Muitas vezes uma pesquisa pode ser mais abrangente e precisar de muitos capítulos. Em outras situações, um texto mais conciso é o suficiente.
 
Depois de pronto, é hora de apresentar o TCC para a banca. Confira nossas 10 dicas para dominar a apresentação!

Comentários