Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


Universidade UNIVERITAS/UNG oferece tratamento de equoterapia

Além de contemplar os pacientes encaminhados pelo SUS atenderá demanda espontânea, com cobrança de consultas
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 14/05/2018 - 11:23
Imagem mostra cartaz do evento
O Centro de Equoterapia da Instituição vai receber pacientes do SUS
No dia 16 de maio, a partir das 9h, será inaugurado o Centro de Equoterapia da Universidade UNIVERITAS/UNG, em parceira com a Secretaria da Saúde de Guarulhos. Serão atendidas pessoas com necessidade especiais, direcionadas pela Secretaria de Saúde do município, mediante indicação médica, expedida pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER-II) da Prefeitura. 
 
A Equoterapia é um tratamento terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo para ajudar pessoas com deficiências e necessidades especiais. O objetivo é estimular o desenvolvimento biopsicossocial e recuperar a autoestima deles. Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (Ande) a prática implantada há mais de 15 anos no Brasil como estratégia terapêutica, é uma metodologia técnica e científica com excelentes benefícios para a saúde.
 
Além de contemplar os pacientes encaminhados pelo SUS, o Centro de Equoterapia da Universidade, também, atenderá demanda espontânea, com cobrança de consultas, cerca de 40% mais baratas em comparação com o preço praticado em clínicas particulares. Os atendimentos serão realizados pelos alunos, professores e profissionais da área.  
 
De acordo com Eloi Lago, vice-reitor da Universidade UNIVERITAS/UNG, ao montar no cavalo o praticante percebe o mundo de um ângulo diferente, sente-se estimulado, pois observa o ambiente do alto. O movimento do cavalo modifica a percepção auditiva, melhora o equilíbrio e ajuda junto com a visão a construção e organização espaço-temporal. “Esses benefícios aumentam a vontade da criança interagir com o ambiente, e essas conquistas fazem com que tenha iniciativa e independência, melhorando sua interação social, estimulada pelo ambiente da equoterapia absolutamente rico em estímulos”, explica.
 
Já para Everton Luiz Santos, diretor da área da saúde da UNIVERITAS/UNG, após o programa, espera-se que os pais dos praticantes de equoterapia percebam ganhos significativos nos aspectos da função social de seus filhos. “Identificados os ganhos mediante a percepção dos usuários do programa de reabilitação, será possível fortalecer as bases necessárias para manutenção do projeto e reforçar a importância e validade da equoterapia, como modelo de reabilitação”, finaliza o professor.
 
O Centro de Equoterapia da UNIVERITAS/UNG fica localizado no campus Dutra da Universidade, na Rua: Anthon Philips, 446 – Vila Hermínia, Guarulhos, São Paulo.

Comentários