Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


UNIVERITAS promove primeira ação de coleta sanguínea

Evento aconteceu nos dias 18 e 20 de março
Assessoria de Comunicação Por: 21/03/2019 - 17:49
Por Juney Sousa
 
Com o intuito de incentivar a participação dos estudantes em causas sociais, a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Véritas realizou a primeira campanha de doação de sangue, em parceria com o HemoRio. O evento, realizado nos dias 18 e 20 de março, foi dividido entre palestra e coleta e teve boa cooperação dos alunos. 
 
A doação é um ato de 3 a 5 minutos, que pode salvar até 4 vidas. Foi com este pensamento que Mônica Martins, aluna de enfermagem da UNIVERITAS, decidiu doar sangue pela primeira vez. “Doamos para fazer o bem, mas nunca imaginamos a proporção que nosso ato pode atingir, podendo ajudar, inclusive, familiar e amigos”, conta Mônica.
 
Na visão da enfermeira Flávia da Costa, no HemoRio há 3 anos, é importante captar as pessoas que nem sempre têm disponibilidade de ir ao hemocentro fazer a doação. A profissional também esclarece os requisitos mínimos solicitados ao doador. “Acontece muito de as pessoas confundirem doação de sangue com exame de sangue, quando é solicitado que a pessoa esteja em jejum. No caso da doação, o voluntário tem que estar alimentado e ter evitado álcool e alimentos gordurosos”, explica Flávia.
 
Conforme mencionado na palestra, o atual quadro do banco de sangue nacional representa 1%, número bem longe da meta de 3% necessária para atender à população brasileira. Deste modo, para a coordenadora do curso de enfermagem da UNIVERITAS, Carla Schubert, é papel da instituição engajar e incluir os estudantes na ação. “Quando foi confirmada a realização do evento, os alunos do curso se sensibilizaram e compartilharam a notícia para cônjuges, filhos, amigos e foram nas salas de outros cursos fazer o convite para o evento”, conta.
 
A ação rendeu bons frutos e, como resultado, foram recolhidas 54 bolsas de sangue ao total. Além disso, o evento possibilitará uma aproximação dos alunos de enfermagem com o mercado já que foram convidados a uma visita técnica no HemoRio, agendada inserir os alunos na área que escolheram trabalhar.
 
Galeria: 
Alunos participaram da ação

Comentários