Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNIVERITAS promove palestra para ambulantes sobre educação financeira

Objetivo da iniciativa é abordar novas estratégias de organização financeira para os trabalhadores da cidade
Assessoria de comunicação Por: 01/10/2021 - 14:55 - Atualizado em: 04/10/2021 - 07:45
UNIVERITAS promove palestra para ambulantes sobre educação financeira
Por Carlos Mello.
 
É essencial debater sobre educação financeira porque se trata do cotidiano da população. Pensando nisso, à convite da Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro (SEOP), a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas realizou, nesta quinta-feira (30), na sede da SEOP, no Engenho Novo, uma palestra sobre o tema para os ambulantes autorizados da cidade. O encontro obedeceu às regras para conter o avanço da Covid-19.  
 
A diretora da UNIVERITAS, Adriana Carvalho, destacou que “a educação financeira não é somente para o momento atual, mas para levar para a vida inteira. Em alguns momentos, temos que ouvir as pessoas para saber mais sobre o assunto e começar a correr atrás dos nossos sonhos”.  
 
O professor do curso de Administração da Instituição, Fábio Cipolla, apresentou orientações para os ambulantes colocarem em prática as novas estratégias. “A principal ideia é mostrar o quanto a educação financeira é importante. Muita gente prefere se 'relacionar' com o dinheiro depois, isso é recorrente na nossa sociedade e leva a determinados hábitos, atrapalhando o crescimento econômico. Com isso, é preciso planejar, colocar na ponta do lápis. Analisar as receitas e despesas é muito importante, pois já tem uma possibilidade de geração de renda. A partir daí, você pode e deve elaborar um planejamento, principalmente para momentos mais difíceis”, disse.
 
“A questão é disciplina e controle sobre tudo o que acontece. Uma regrinha básica, chamada de 'regra do bolso', pode ajudar. Ela estabelece um limite de gastos mensais em três principais áreas: 50% para gastos fixos e essenciais, 30% para gastos variáveis e 20% para prioridades financeiras”, complementou.   
 
O encontro também contou com a presença do secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Brenno Carnevale, e dos representantes da Coordenadoria de Controle Urbano, Guarda Municipal e Defesa Civil. De acordo com a Prefeitura, o comércio ambulante, assim entendido como o exercício de atividades econômicas em áreas públicas (vias de circulação, calçadas, praças, parques e praias), é autorizado a título precário, o que significa que pode ser revogado a qualquer tempo.   

Comentários