Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNG Dutra recebe exposição sobre rochas e minerais

Alunos de Engenharia Civil expõem materiais utilizados na indústria e no comércio
Assessoria de Comunicação Por: 01/12/2017 - 16:56
Imagem mostra pedras expostas
Os minerais geralmente são adquiridos por coletas

Por: José Lima 

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade UNG promovem, até o dia 11 de dezembro, a exposição, "Rochas e Minerais", no Campus Guarulhos Dutra. A ação tem como finalidade expor os materiais encontrados na natureza e apresentar as várias utilidades de comercialização, que passam pelas joalherias, artesanato, indústrias e, principalmente, pelos materiais utilizados na construção civil, como as rochas ornamentais.

Os minerais geralmente são adquiridos por coletas ou comprados e as rochas também servem como amostras de marmorarias. Todo o material foi classificado pelos alunos e pela professora Marisa Mesquita, docente na disciplina de Geologia, do curso de Engenharia Civil. Na opinião da professora, a atividade visa estimular a criatividade dos estudantes. “Muito mais que adquirirem conhecimento das rochas e minerais existentes na natureza, os alunos de Engenharia Civil desenvolveram, na prática, o senso criativo, além de se sentirem orgulhos pelos trabalhos expostos para os colegas do campus”, explica.

Dentre os materiais apresentados estiveram: quartzos, micas, calcitas, piritas, minérios de enxofre e ferro (conhecidos como ouro dos tolos), além de fluorita, minério de flúor, hematita e minério de ferro, todos utilizados na indústria. Já, os materiais utilizados nas joalherias, incluem-se turmalinas e granadas. Na construção civil, estão os granitos, calcários, quartzitos e mármores, além de gnaisse e areias, utilizados na produção do concreto. E, abrilhantando a exposição, foram apresentados cristais de quartzo hialino e o cristal de calcita.

Comentários