Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Tecnologia e o futuro das empresas

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 15/07/2021 - 08:00 - Atualizado em: 15/07/2021 - 09:00
Em março de 2020, o mundo praticamente parou com a escalada de casos da covid-19. Diversos setores foram obrigados a suspender atividades comerciais em nome do isolamento necessário ao combate ao vírus. Surgia ali, para muitas empresas, o grande dilema: como manter um mínimo de funcionamento, com segurança, garantindo alguma renda. A resposta teria que ser rápida: apenas pela adoção de tecnologias específicas. Hoje, está mais do que provado que a tecnologia está no presente e no futuro de toda e qualquer organização que queira se manter relevante e competitiva.
 
Este é um tema que já vem sendo tratado há anos, posto que o uso da tecnologia já se provou imprescindível para estabelecer carreiras e negócios de sucesso. A pandemia só veio para corroborar tal realidade. E essa necessidade permeia diversos pontos de uma empresa: processos, produtos/serviços, gestão, comunicação interna e externa, vendas, contato com o cliente, entre outros. Há uma gama de soluções tecnológicas que ajudam a resolver problemas ou otimizar o andamento do negócio, gerando economia, lucro, agilidade e eficiência.
 
É preciso destacar que implantar tecnologia em um empreendimento não é complicado. O simples ato de abrir um canal de comunicação por WhatsApp já é um passo importante em direção à digitalização do negócio. Quantos mercados de bairro ou pequenas lojas locais não conseguiram manter o contato com o público, mesmo durante a pandemia, ao disponibilizar atendimento virtual? Em maior escala, vemos, por exemplo, os sistemas de gestão, recursos como big data e computação na nuvem, internet das coisas, entre outros, que auxiliam grandes corporações no tratamento do volume cada vez maior de dados e intepretação para um melhor planejamento estratégico.
 
Mirando o ambiente online, lembremo-nos de que a internet quebra barreiras e diminui distâncias. Desta forma, permite que empresas alcancem novas fronteiras, prospectem novos clientes em mercados antes não explorados. Hoje, os concorrentes de um empreendimento não são mais aqueles localizados na mesma cidade, no mesmo estado ou país, mas os de qualquer lugar do mundo. Então, da mesma forma que a tecnologia traz benefícios, também aparecem novos desafios. O que é bom, uma vez que impele empresas e profissionais a se esforçarem mais para se destacar no mercado.
 

Não há futuro que não passe pela tecnologia. Nos mais diversos níveis, setores e formas, ela precisa estar cada dia mais presente e ser bem utilizada no ambiente corporativo. Quem resistir a esse movimento estará, inevitavelmente, fadado a perder espaço para a concorrência. Portanto, cabe a empreendedores, empresários e profissionais em geral estar sempre atentos às inovações que surgem, para implementar, da forma que for possível, em seus negócios.

Comentários