Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Técnico em Logística: saiba o que faz esse profissional

A Logística é fundamental para as empresas, ser um técnico na área traz grandes oportunidades de empregabilidade
Por: Henrique Nascimento 06/11/2017 - 09:56
Técnico em Logística: saiba o que faz esse profissional/Pixabay
Uma profissional de Logística pode trabalhar acompanhando e fazendo o controle da produção da empresa

A Logística é uma atividade que está presente nos mais diversos setores de produção. Inicialmente utilizada como tática de guerra, ela ganhou destaque após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945). Isso, porque as técnicas de organização dos exércitos que visavam o melhor deslocamento e organização das tropas e de seus suprimentos passaram a ser utilizados por empresas em sua produção.

Hoje, a Logística se encarrega de cuidar do transporte, armazenamento, controle de estoque e de outras atividades que abrangem desde a matéria-prima até o produto final que chegará ao consumidor. Tendo como objetivo entregar ao cliente os produtos que precisa em melhor qualidade, em tempo adequado e com os menores custos para a empresa. Entre os cargos na área de Logística, encontra-se o de técnico em Logística. Saiba o que ele faz e como se tornar um.

O que faz um técnico em Logística?

Trabalhar com as questões operacionais em Logística é o papel de um técnico na área. Suas responsabilidades estão ligadas ao suporte à gestão de estoques, atendimento aos clientes, a execução de procedimentos de armazenagem e transporte. O acompanhamento e controle da produção também são atribuições de um técnico em Logística.

Como funciona o curso técnico em Logística?

Um curso técnico é ideal para quem deseja ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho. Por conta de sua curta duração, o profissional estará preparado para buscar uma oportunidade de emprego sem que precise esperar cerca de quatro anos, como acontece na maioria dos cursos de graduação. O curso técnico em Logística da UNG tem duração de apenas 15 meses. Ainda é possível conciliar o curso com outras atividades, uma vez que as aulas, todas presenciais, ocorrem apenas em três dias da semana.

O que estuda um técnico em Logística?

A grade curricular do curso técnico em Logística possui disciplinas que tratam de questões administrativas e da gestão de suprimentos e recursos financeiros. O profissional também é capacitado para lidar com a escrita fiscal e a legislação tributária. Além das disciplinas de Logística que são divididas em Logística de transporte, armazenagem e Logística Internacional.

Qual diferença entre o curso técnico e o curso superior em Logística?

O nível de formação constitui a principal diferença entre a formação técnica em Logística e o Curso Superior Tecnólogo (CST) em Logística. O técnico possui formação que equivale ao nível médio, já quem cursa o CST possui diploma que equivale ao nível superior, podendo cursar pós-graduações ao fim do curso. Além disso, diferente do técnico, o profissional formado no curso superior pode exercer cargos de gestão e supervisão, considerados de nível mais elevado nas empresas.

Quer trabalhar com Logística? Conheça o curso técnico da UNG!

Comentários