Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Serra ou praia? Conheça picos incríveis do Nordeste nas férias de julho

No frio ou no calor, o que vale mesmo é aproveitar o recesso do fim do primeiro semestre para recarregar as baterias
Rebeca Ângelis Por: 05/07/2018 - 14:14 - Atualizado em: 18/07/2018 - 15:01
Serra ou praia? Conheça picos incríveis do Nordeste nas férias de julho
Serra ou praia? Conheça picos incríveis do Nordeste nas férias de julho

É chegado o mês de julho, época de desacelerar da rotina da faculdade e outros compromissos diários. Mês das férias. O recesso do fim do primeiro semestre é também um período para aproveitar e se divertir descobrindo novos lugares. Essa é também uma maneira de renovar as energias para dar continuidade à outra metade do semestre, e adquirir mais fôlego para encerrar o ano com chave de ouro.

Para quem ainda tem dúvida na hora de escolher onde ir, entre o frio da serra ou o calor da praia (sim, nordeste até em época de inverno faz sol), separamos um roteiro que vai te convencer que ambos destinos do Nordeste merecem uma visita e toda sua atenção. Confira e “bel far niente”, como dizem em italiano quando se aproveita a “beleza de não fazer nada”. Boa viagem!

Serra

*Triunfo 

Conhecido como o Oásis no Sertão, o município de Triunfo se destaca pelo clima, que contradiz a aridez do interior nordestino, com temperaturas oscilantes entre 11,1 °C no inverno e 26 °C no verão. Localizado a 399 km de Recife e a uma altitude de 1.004m, tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar.

O lugar se caracteriza pelas  ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, bem como casario singelo das antigas construções datadas do século XIX, além da história do cangaço que nos faz voltar no tempo.

Entre os principais pontos turísticos da cidade que vale a pena visitar estão: o Cangaço e triunfo Museu da Cidade, Pico do Papagaio, Engenho São Pedro (cachaçaria) , Furna dos holandeses e muito mais.

*Garanhuns

Quem é fã de um friozinho não pode deixar de conhecer Garanhuns. Localizada no Agreste pernambucana, a cidade está a 230 km de Recife e chega a registrar 15 graus de temperatura ou até menos no início de julho. Também conhecida como Suíça brasileira, a cidade possui um grande potencial turístico, oferecendo festivais, santuários parques, decorações natalinas, além de um clima mais frio do que no resto das cidades de Pernambuco, o que a faz ficar lotada no período do inverno.

Uma das atrações mais procuradas do local é o FIG (Festival de Inverno de Garanhuns), realizado anualmente em julho, onde a cidade se transforma em palco para as diversas apresentações artísticas que acontecem. Shows, exposições, oficinas, apresentações circenses e de rua fazem parte da programação.

O relógio das flores também compõe um dos principais pontos turísticos do município. Outros atrativos de sucesso são:  Parque dos eucaliptos, Mosteiro Mãe Rainha, Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, etc.

*Guaramiranga (CE)

Outra “Suíça nordestina” é Guaramiranga, que ainda é conhecida por poucos, está localizada  no Estado do Ceará. Um pedaço do Sul do Nordeste, chega a marcar 11°c entre os meses de maio a agosto. A pequena cidade se situa em uma região serrana há mais ou menos 100 kms da capital, Fortaleza, e conta com uma área de preservação ambiental muito rica em belezas naturais diversificadas. Um dos pontos fortes do turismo, devido a sua localização de 865 metros acima do nível do mar, é a plena Serra do Baturité.

O município conta ainda com picos incríveis como: Pico alto, mosteiro dos jesuítas, Parque das trilhas, Cachoeira do Perigo, Estação ferroviária baturité e muito mais.

Praia

*Barra grande (PI)

Beleza natural e tranquilidade é o que mais marca a praia de Barra Grande, no Piauí. Distante a 400 km de Teresina, a praia se caracteriza pelo mar azul e suas atividades que conquistam qualquer visitante: passeio de trilha do cavalo-marinho, kite surf e banho de sol.

O local é também conhecido pelo refúgio de casais e pela gastronomia de pratos típicos da cidade e do mar.

*Jericoacoara (CE) 

Por incrível que pareça, apesar do mês de julho ser de chuva em grande parte dos estados no Brasil, em Jericoacoara, as águas diminuem drasticamente e abre uma boa temporada de “veraneio” no meio do ano. No local, é possível ainda se praticar esportes como o  kite e windsurfe. Já para quem gosta de se aventurar com as paisagens, pode contemplar a praia, com direito ao cênico pôr do sol nas dunas.

O azul esverdeado do local é uma ótima opção para renovar as energias e as famosas redes localizadas no raso do mar. O acesso conta com passeios na areia de jardineira ou bugue, a partir de Jijoca, com várias opções de hotéis e restaurantes regionais.

*Peroba (AL) 

Mesmo em época de inverno, a praia de Peroba segue morna e em tons azuis reluzentes aos olhos de qualquer banhista. Localizada em Alagoas, a praia compõe um povoado do município de  Maragogi e é famosa por sua areia clara e fina, mar calmo, de águas cristalinas, que mais parece uma grande piscina natural. No local, é possível ainda acompanhar pescas controladas e áreas de desovas de tartarugas marinhas.

No mar de Peroba, é possível ver o lindo pôr do sol de kaiak, passeio de barco, bem como a prática de kitesurf para os amantes do esporte. Lá, o veraneio acontece, praticamente, o ano todo.

E você, já decidiu qual será seu roteiro deste semestre? Conta para a gente nos comentários de Boas férias!

 

Comentários