Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Segundo dia do I Congresso de Saúde da UNG é um sucesso

Minicursos, conferências, mesas redondas e exposições fizeram parte do evento
Assessoria de Comunicação Por: Ana Campos 19/05/2017 - 17:05 - Atualizado em: 22/05/2017 - 10:06
Imagem mostra congressistas durante palestra
Congresso de Psicologia debate as dificuldades do trabalho interdisciplinar

O Congresso Multiprofissional de Saúde, realizado pela Universidade UNG, teve uma tarde movimentada e com muito conhecimento, encerrando assim o segundo dia do evento. Cada área aproveitou ao máximo seu tempo para abordar assuntos relevantes para cada profissão, seja através de minicursos, mesas redondas, conferências ou debates.

A Psicologia preencheu seu espaço com um minicurso com o tema “Saúde mental: uma questão de sobrevivência”, tendo a convidada Marcelle Trindade Guion Lorenzzon, psicóloga pela UNG e mestranda em Psicogerontologia, com especialidade em Musicoterapia Hospitalar e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O Congresso de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição teve conferências com debates sobre emagrecimento, exercícios físicos e sobrepeso. Uma delas, “Aplicabilidade da Fisioterapia no paciente com sobrepeso”, com a conferencista Eduardo Filoni, diretor-secretário do CREFTO-3, docente das áreas de Eletrotermofototerapia, Hidroterapia, Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia. “O importante é o paciente procurar algo que lhe faça bem.  Muitos buscam no ambiente aquático a saída para se exercitar, fugindo assim das academias. Mas vale ressaltar que o profissional cobra e explica cada passo necessário para a conquista do paciente, cabendo a ele, seguir ou não”, concluiu Eduardo.

A área de Odontologia foi contemplada com duas conferências, tendo destaque a “Tratamento periodontal na era dos implantes dentais: novos paradigmas”, com a presença ilustre de Magda Feres Figueiredo, graduada em Odontologia pela Universidade Gama Filho, Mestre em Odontologia (Periodontia) pela UFRJ, com Doutorado em Oral Biology pela Harvard University e Pós-Doutoramento em Microbiologia Oral pelo Forsyth Institute.

O evento de Medicina Veterinária teve sua tarde repleta de minicursos. Um deles, sobre “Microrganismos e sua parcela de participação”, com a palestrante Cláudia Almeida Igayara de Souza, graduada em Medicina Veterinária e com mestrado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses, ambos pela USP. Hoje, Cláudia é médica veterinária do Zoológico Municipal de Guarulhos.

Já os congressos de Enfermagem, Biomedicina e Farmácia se juntaram para a realização do Minicurso “Mindfulness para estresse e saúde”, com a palestra de Luiza Hiromi Tanaka, graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.

Luiza começou sua palestra explicando que o “mindfulness é um tipo de meditação sem fins religiosos, mesmo vindo do budismo. Sua prática pode englobar programas que trabalham oito semanas em cima do estresse”. Hirome também acredita na evolução das práticas alternativas de tratamento: “Desde de abril do ano passado, temos  aqui no Brasil uma política das práticas alternativas, lembrando que elas são complementos e não alternativas”. A acupuntura, reike, meditação, musicoterapia, hemeopatia são exemplos de práticas alternativas. “Elas são alternativas de mente e corpo e precisam de profissionalismo para serem aplicadas”.  

O terceiro e último dia do I Congresso Multiprofissional de Saúde acontece neste sábado (20), no Teatro Ademar, a partir das 8h30. 

Comentários