Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


São Jorge: veja referências culturais envolvendo o santo guerreiro

Marcele Lima Por: 22/04/2019 - 16:22 - Atualizado em: 22/04/2019 - 16:27
Dia de São Jorge/ Pixabay
Dia de São Jorge/ Pixabay

Dia 23 de abril é o dia de um dos santos mais queridos pelos religiosos: São Jorge. Há uma devoção pelo santo guerreiro em diversas partes do mundo. No Brasil, ele é um dos padroeiros da cidade do Rio de Janeiro e de Ilhéus, na Bahia, além de ser o protetor do Corinthians, batizando o estádio do clube. Também é o protetor de países europeus como Portugal e da cidade da Catalunha, na Espanha. Em lugares do oriente como Egito e Palestina, o santo dá nome a diversos lugares, como templos, igrejas e monumentos, além de ter nascido na Capadócia, onde hoje é a Turquia. Já para os adeptos das religiões de matrizes africanas, o santo representa o orixá Ogum. 

Diz a lenda que ao olhar para lua podemos ver a figura de São Jorge, montado em seu cavalo, com espada na mão, enfrentando o temível dragão. Fato é que a divindade é tema de músicas, de discos e até foi nome de novela e possui uma das orações consideradas pelos devotos, uma das mais poderosas. Conheça algumas curiosidades relacionadas a fé no Jorge Guerreiro.

São Jorge, o dragão e a lua

Quem nunca ouviu a história de Jorge e o Dragão na Lua?A lenda é uma das primeiras histórias atribuídas a São Jorge. Para o Papa Paulo VI, a história teria sido contada de boca em boca até que cada povo tivesse sua versão. Uma delas diz que o dragão seria o demônio derrotado por um guerreiro de Cristo, que representaria as divindades politeístas adoradas pelo povo da época, que resistia ao cristianismo. As manchas na lua representam o santo e sua espada, a postos para defender aqueles que rogam pela sua ajuda. Outras fontes dizem que a história teria começado na Umbanda, tratando de Ogum, que é o santo da Guerra, e detentor da energia masculina. Segundo a lenda, ele teria buscado na Lua as energias do feminino, fazendo dela sua morada.

Salve Jorge!

A novela produzida pela Rede Globo de Televisão entre 2012 e 2013 trouxe já no nome a homenagem a São Jorge. Com cenas gravadas na Capadócia, a produção buscou diversas referências para contar a história de vidas dos personagens, grande parte moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Boa parte deles sempre lembravam de sua devoção ao santo, incluindo um oficial da cavalaria do exército, fazendo alusão à vida do guerreiro. Na internet a trama foi alvo de críticas por parte de evangélicos, que questionavam a abordagem da novela, criticando sobretudo o fato do sincretismo religioso, relacionado ao Candomblé e a Umbanda. Já os católicos se preocupavam em sair em defesa da autora Glória Perez e sua história. O fato gerou muita repercussão na época e a autora afirmou em nota que não é devota de São Jorge, mas que a intenção da novela era falar do mito representado pelo santo.

Coisa de Jorge

Muitas músicas, nacionais e internacionais reverenciam a fé em São Jorge. Em 2007 quatro cantores: Jorge Aragão, Jorge Mautner, Jorge Vercillo e Jorge Ben Jor se uniram para gravar um cd em homenagem ao cavaleiro templário em um show no dia 23 de abril na praia de Copacabana.

Além desses outros artistas interpretaram músicas em homenagem ao santo, entre eles Caetano Veloso, Metá Metá, Seu Jorge, Maria Bethânia e a banda Iron Maiden. Muitas das letras trazem trechos da oração, mensagem de força e histórias das aventuras das batalhas do santo.

Na música “Pra São Jorge”, de Zeca Pagodinho, por exemplo, a letra fala sobre pedidos de proteção, devoção e gratidão à divindade. Em um trecho ele diz: “Vou acender velas para São Jorge. A ele eu quero agradecer e vou plantar comigo-ninguém-pode para que o mal não possa então vencer”

Ouça algumas canções homenageiam São Jorge:

Coisa de Jorge - Lider dos Templários

Racionais MC's _ Jorge da Capadócia 

Metá Metá - São Jorge (METAL METAL)

Iron Maiden - Flash of the Blade

Caetano Veloso - Lua de São Jorge

Comentários