Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba os primeiros passos para escolher a graduação certa para você

Antes de decidir qual a graduação ideal para você, é necessário conhecer a si mesmo, bem como saber detalhadamente o dia a dia de um profissional da área almejada
Por: Camilla de Assis 10/01/2017 - 00:00 - Atualizado em: 10/01/2017 - 12:16
Foto: Pixabay
Saiba como escolher a graduação certa para você
Galeria: 
A escolha de uma graduação pode ser um momento de muita dúvida para quem deseja ingressar no ensino superior. A realização do curso é um dos caminhos para maiores chances de entrada e consolidação no mercado de trabalho, bem como, consequentemente, do aumento da renda financeira. Mas, para acertar na escolha da área, é preciso refletir sobre fatores pessoais importantes e considerar situações externas, a fim de que não haja arrependimentos sobre o curso escolhido.
 
Para decidir entre as diversas opções de cursos de graduação disponíveis, a dica é conhecer todas as áreas e buscar entender a dinâmica dos profissionais, segundo o coordenador do Núcleo de Empregabilidade do Grupo Ser Educacional, Diogo Galvão. “Se sua expectativa é salário, tem que conhecer os setores em que os profissionais daquela área atuam”, sugere.
 
 
Outro ponto que deve ser avaliado pelos futuros universitários é a importância da boa preparação técnica por meio dos laboratórios e clínicas. A Universidade Guarulhos (UNG) oferece uma vasta gama de espaços em que os alunos podem aplicar praticamente os conteúdos teóricos aprendidos dentro das tradicionais salas de aula. Cursos como Jornalismo, Engenharia, Medicina Veterinária, Radiologia, Fisioterapia, Odontologia, entre outros, possuem estrutura laboratorial completa para uma formação plena. (Confira a galeria).
 
Além disso, é preciso que você saiba exatamente seus gostos e o que te apetece. Não adianta tentar fazer um curso que não tem afinidade somente por conta do mercado de trabalho, é preciso fazer o que gosta para que seja um trabalho bem feito e prazeroso. Diogo Galvão dá algumas dicas sobre os primeiros passos para escolher a graduação perfeita para você. Confira abaixo:
 
Se conheça
 
Conhecer a si mesmo é fundamental antes de ingressar em um curso superior. É importante saber suas afinidades, as disciplinas que mais gosta, as áreas de atuação que mais te interessam. Esteja ciente, também, dos seus pontos mais fortes e fracos. Por isso, os testes vocacionais são recomendados, pois lá os interessados em ingressar em uma graduação terão respaldo para identificar as áreas mais atraentes.
 
Conheça os cursos
 
Saber o que cada curso faz é o primeiro passo para se ter certeza em seguir determinada profissão. Nessa situação, é importante que você vá até o coordenador da graduação e converse com ele. Nessa situação, você vai saber o que faz exatamente o profissional, além de ter perspectiva de mercado de trabalho.
 
Conheça o mercado
 
Ter conhecimento do mercado de trabalho é fundamental para saber os retornos da profissão. Por isso, você deve conhecer bastante como anda o dia a dia dos profissionais, visitando seus locais de atuação. “É importante também saber as médias salariais e as subdivisões de áreas dentro do próprio curso”, explica Galvão. 
 
Laboratórios e clínicas escola
 
Importante na formação técnica de cada profissional, os laboratórios são onde você vai aprender a operacionalizar as habilidades práticas da sua área. A UNG oferece não somente laboratórios, como também clínicas escola onde os universitários têm contato direto com o dia a dia da profissão, por meio do atendimento real do público. Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia são os cursos que oferecem atendimento à população.
 
E aí, gostou das dicas? Conta pra gente!

Comentários