Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba mais sobre a profissão de farmacêutico

Eles podem atuar tanto na venda e orientação de medicamentos nas farmácias até laboratórios de pesquisas genéticas
Marcele Lima Por: 18/01/2019 - 16:52
Divulgação
Saiba mais sobre a profissão de farmacêutico/divulgação

O dia 20 de janeiro marca a comemoração do Dia do Farmacêutico. E Quem disse que eles trabalham só na orientação da venda de remédios? De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), este profissional pode atuar em mais de 71 áreas diferentes, desde a manipulação de medicamentos até a indústria de alimentos.

Antigamente os boticários eram os responsáveis pelas funções atribuídas hoje aos farmacêuticos, até que em 1832 foi criado no Rio de Janeiro o primeiro curso de Farmácia do Brasil, no entanto, a regulamentação da profissão ocorreu quase um século depois, em 1931.

Mercado de trabalho

Na área farmacológica, o trabalho é voltado à pesquisa de novos medicamentos e cosméticos ou na produção e controle de qualidade dos produtos. Também são os responsáveis pela elaboração dos remédios e produtos fabricados e vendidos por manipulação.

Em análises clínicas e toxicológicas, os farmacêuticos atuam em laboratórios, analisando exames e identificando a presença de produtos  tóxicos que afetam pessoas e elementos, como meio ambiente e alimentos.

Na indústria alimentícia, ele é responsável pelo o controle da qualidade microbiológica, físico-química e sensorial dos alimentos. Ele também desenvolve produtos e pesquisas para consumo humano.

A remuneração varia em relação às cidades brasileiras, locais de atuação e carga horária semanal. A média salarial fica em torno de R$ 2,7 mil.

Conheça mais algumas áreas de atuação dos farmacêuticos

 

Gestão

O farmacêutico com perfil de empresário pode atuar na gestão de uma drogaria ou até comandar uma equipe em indústrias farmacêuticas, orientando na criação de projetos, organizando os custos e o pessoal.

Farmacovigilância

Os farmacêuticos neste setor se ocupam de identificar, avaliar e monitorar os efeitos adversos provocados pelo uso de medicamentos. O objetivo principal da função é assegurar que os pacientes vão mais se beneficiar pela administração do remédio prescrito, que correr riscos de comprometer a saúde e até a vida deles. Além disso os farmacêuticos também atestam a qualidade do que vai para as drogarias, a inefetividade terapêutica dos remédios, erros e uso para indicações não aprovadas e ainda a reação do corpo humano ao uso abusivo de remédios, intoxicações e interações medicamentosas.

Vigilância sanitária

Aqui os farmacêuticos podem trabalhar em órgãos públicos como Anvisa e vigilância sanitária dos municípios e estados. Realizam tarefas administrativas e precisam ter conhecimentos de gestão em saúde e legislação sanitária.  Eles podem atuar na inspeção sanitária em lugares como restaurantes, hospitais e até mesmo bares. Ele pode também analisar e pesquisar informações científicas na área de sanitarismo; dirigir, conduzir e supervisionar os departamentos e seções de vigilância sanitária.  Ainda identificam riscos, tanto no âmbito ecológico como no âmbito da saúde pública, por meio da realização de perícias.

Farmacêutico Geneticista

É o profissional especializado em genética humana com aptidão para trabalhar com pesquisa, mas também pode fazer análises laboratoriais com técnicas de biologia molecular. Entres as atividades que podem desenvolver em laboratórios e clínicas, está a coleta e análise de material para investigação de desenvolvimento de tumores cancerígenos, estuda a reação de medicamentos específicos em pessoas de etnias e variações genéticas distintas, além de atuarem na investigação de parentescos por meio de DNA.

Comentários