Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba a diferença entre enfermeiro, técnico e auxiliar

De extrema importância para o cuidado com a saúde das pessoas, este profissional que atua em enfermagem pode desmembrar em três áreas. Confira quais são e as diferenças entre elas
Por: 09/02/2017 - 10:38 - Atualizado em: 06/06/2017 - 15:25
Você sabe diferenciar estas três especialidades? Confira
Você sabe diferenciar estas três especialidades? Confira

*Por Camilla de Assis

Escolher a área de saúde é, com certeza, uma forma de ajudar outras pessoas. O amor à prática de atividades relacionadas aos cuidados com o bem estar alheio é uma das premissas importantes para os cursos da área, principalmente quando se trata de Enfermagem. Muitos enfermeiros e muitas enfermeiras dedicam suas vidas dentro de hospitais e outros centros de saúde e promovem a garantia do bom funcionamento das condições mental e corporal das pessoas.

Para ingressar na Enfermagem é preciso estudo e dedicação. Existem dois meios para isso: a graduação, que gira em torno de quatro a cinco anos; o curso técnico, com duração em torno de um ano e meio a dois anos; e, ainda, o curso de auxiliar, com duração média de pouco mais de um ano. Após a conclusão dessas capacitações, as pessoas podem sair com três especialidades: enfermeiro, técnico em enfermagem ou auxiliar de enfermagem.

Mas você sabe quais as atribuições de cada um?

Enfermeiro

Graduado na área, o enfermeiro é o responsável por organizar as funções do técnico e do auxiliar. O profissional tem o domínio da gestão de horários, atividades e demais funções das outras especialidades, como também é capacitado para realizar os procedimentos feitos pelos subordinados.

Técnico em enfermagem

Esse profissional está apto a realizar os procedimentos técnicos. Atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), atendimento a pacientes em pré e pós operatórios são funções desse trabalhador, que pode cuidar de pacientes que estejam em estados mais graves.

Auxiliar de enfermagem

Diferentemente do técnico e do enfermeiro, o auxiliar de enfermagem não pode lidar com pacientes que estejam em condições de saúde debilitadas. Ele pode realizar curativos, aplicar vacinas, injeções, remédios, tirar sangue, esterilizar equipamentos e outras funções tidas como mais “tranquilas”.

Agora que você já sabe a diferença básica entre cada um, pode decidir o que é mais compatível com você, não é mesmo? Ter o privilégio de cuidar da saúde das pessoas não é tarefa para qualquer um, mas com certeza é um ato dignificante. 

Comentários