Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Saiba como o rock pode te ajudar a se dar bem nos estudos

Os ritmos da guitarra e da bateria podem ajudar na concentração
Por: 13/07/2022 - 09:04
Ouvir música com fones de ouvido ajuda a se concentrar mais. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Existem diversas técnicas para conseguir focar nos estudos. Enquanto algumas pessoas vão para lugares silenciosos, outros preferem ouvir algum som para ajudar na concentração. E em tratando de som, há quem se dê bem ouvindo os mais diversos tipos, inclusive o rock. 

Celebrado mundialmente nesta quarta-feira (13), a data ficou marcada pela realização do Live Aid, um evento global que contou com a participação de grandes artistas para arrecadar fundos para auxiliar países africanos em situação de extrema necessidade. Continue a leitura para entender o porquê e como o rock pode ajudar você a estudar com mais qualidade.

Melhora as sinapses cerebrais

Segundo uma pesquisa feita por uma universidade da Austrália, a sonoridade pesada de alguns subgêneros do rock, como o heavy metal, auxiliam nas conexões cerebrais, tornando mais fácil a absorção de conteúdos por alguns estudantes. Além disso, a sensibilidade musical trabalhada no rock pode ajudar a diminuir níveis de estresse e ansiedade.

Instrumentos ajudam a manter o ritmo

Mesmo sendo benéfico, algumas pessoas podem se sentir confusas por conta da letra de certas músicas, mas até para isso há uma solução. Algumas bandas, ou até mesmo vertentes inteiras do rock, focam em criar longas faixas apenas com instrumental. Dessa forma, o estudante pode ouvir apenas a harmonia e a junção dos instrumentos sendo tocados, e isso pode auxiliar a manter o ritmo nas anotações e leituras.

Rock também é História

Por mais que algumas pessoas digam que o rock não é bom para os estudos, quem escuta e tem no gênero seu estilo de vida, poderá discordar. Diversos cantores e compositores já abordaram temas e assuntos que ficaram marcados na história em suas canções. Um exemplo disso é da banda irlandesa U2, que lançou a faixa “Sunday, bloody Sunday”, como forma de tornar público para o mundo os conflitos que estavam acontecendo na Irlanda do Norte. Dessa forma, quem escuta rock também pode aprender algumas coisas que dificilmente serão esquecidas.

Confira algumas playlists de rock para estudar

Por ser uma técnica bastante utilizada, é possível encontrar playlists de rock para estudos nas mais diversas plataformas, como nos streams de música ou até mesmo no Youtube, de forma gratuita.

Agora é só colocar o fone de ouvido, dar play e aproveitar os estudos!

Comentários