Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como funciona uma tutoria EAD

Você sabe o que é e como funciona uma tutoria EAD? Confira!
Por: Taísa Silveira 13/04/2017 - 15:21 - Atualizado em: 17/04/2017 - 15:02
Aluna no computador
Saiba como funciona a tutoria
Uma das grandes dúvidas das pessoas que pretendem fazer algum curso de graduação ou pós a distância é se irão receber algum tipo de acompanhamento durante o período que estarão estudando, por isso resolvemos explicar como funciona a tutoria EAD, a pessoa cuja função é dar suporte aos alunos de modalidade a distância.
 
 
O que é uma tutoria?
A tutoria funciona com o objetivo de orientar e auxiliar um aluno a desenvolver suas habilidades acadêmicas através de um acompanhamento sistemático. Para que isso ocorra existe a figura do tutor. 
 
O que é um tutor?
O tutor é a pessoa responsável por acompanhar o aluno durante sua trajetória acadêmica no ambiente virtual (AVA). Segundo Daniel Campelo, gerente do EAD do Grupo Ser Educacional, a principal função do tutor é auxiliar o aluno em qualquer questão referente aos conteúdos dos cursos EAD. “A tutoria é para o aluno tirar dúvidas de conteúdo tal qual ele faria se estivesse presencialmente em sala de aula. Neste campo de “Dúvidas de Conteúdo”, o que o aluno publicar fica aberto para que os demais possam acessar também, e além do tutor outros estudantes que queiram participar da conversa podem compartilhar seus conhecimentos. ” afirma.
 
Portanto os tutores são pessoas com notório saber sobre os assuntos que ele realiza a tutoria. “Aqui, a exigência mínima, além de ter experiência na área de ensino EAD, é que o tutor seja mestre ou doutor, mas em alguns casos podem ser especialistas” explica Campelo.
 
Como funciona uma tutoria EAD
A tutoria EAD funciona através do AVA, no qual os alunos podem interagir livremente entre si através dos fóruns de discussão e com o tutor de cada disciplina que além de dar o suporte do acompanhamento dos alunos, está ali para ser o elo entre ele e o professor. Muitas pessoas acham que os cursos EAD são muito solitários já que não existe a presença do aluno e do professor numa sala de aula física, no entanto, esse paradigma é quebrado justamente através da atuação dos tutores. 
 
Para Campelo, que também é professor depós-graduação, a tutoria deve tentar criar um relacionamento mais próximo com os alunos. “Nossa tutoria é diferenciada porque o tutor está sempre ali para o aluno. Apesar de ser uma tutoria assíncrona, ou seja, não funciona como um live (ao vivo) ou chat online, o tempo de resposta para qualquer dúvidas que os discentes apresentam na seção Dúvidas de Conteúdo é apenas de 24 horas e geralmente são sanadas antes desse tempo, pois existe uma preocupação com o processo de aprendizado desse alunado”.
 
E se o curso tiver aulas práticas, como faz?
Nesses casos, não há qualquer prejuízo ao aluno EAD, as aulas práticas são ministradas pelos professores da disciplina nos pólos presenciais. Neste caso os tutores são orientados acerca do que foi trabalhado nesses momentos de encontro presencial para que possa dar um suporte mais aproximado aos alunos.
 
Por exemplo, quando os alunos precisam fazer relatoria das aulas práticas, é o tutor que auxilia os alunos acerca dos pontos que precisam ser abordados nesses relatórios esclarecendo dúvidas e orientando, portanto o aluno nunca estará desassistido.
 
Qual a vantagem de fazer um curso EAD?
Além das vantagens já conhecidas de flexibilidade e autonomia que já falamos aqui, outra grande vantagem é o acesso aos tutores, que num curso presencial nem sempre é possível acessar o professor com tanta facilidade. Através do AVA, o aluno sempre terá o tutor para auxiliar em sua caminhada acadêmica. O grande diferencial da tutoria para Campelo é a proximidade com os alunos. “Nossa tutoria é bastante ativa, estamos sempre entrando em contato com os alunos através do AVA, enviando e-mail, lembretes e informes para que o aluno saiba que ele não está sozinho e isolado enquanto estuda. A gente quer fazer um EAD humanizado” finaliza.
 

Comentários