Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Redes sociais auxiliam na recolocação profissional

A cada dia, mais pessoas conseguem oportunidades através do universo online
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 20/05/2020 - 11:16 - Atualizado em: 21/05/2020 - 11:19
A tecnologia tem desempenhado forte papel na recolocação profissional de milhares de pessoas. Pelas redes sociais, é possível enviar currículo, conhecer melhor a empresa que se almeja trabalhar e, até mesmo, realizar entrevistas sem sair de casa - o que tem sido essencial nos últimos tempos. São exemplos o Facebook, o Skype e, principalmente, o LinkedIn - a qual foi criada justamente com o objetivo de possibilitar trocas profissionais.
 
Neste sentido, Louise Dias, coordenadora acadêmica da UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, explica que a rede social é uma importante porta de entrada para pessoas que estão há muito tempo fora do mercado ou, até mesmo, um estudante na tentativa do primeiro estágio. “Hoje, não basta para o nosso aluno inscrever-se em portais de vagas de emprego. Ele precisa mostrar suas habilidades, mostrando para que veio. Neste contexto, o universo on-line atua como um excelente espaço para ‘exibição profissional”, explica Louise.
 
No mundo virtual, além da busca por trabalhos, estágios ou divulgação de vagas, pode se compartilhar um pouco de suas experiências profissionais e acadêmicas. A ideia, acima de tudo, é ampliar o networking.
 
A propósito, na contemporaneidade é necessário sermos pessoas multidisciplinares. Isto é, termos contatos em todas as áreas possíveis. Um jornalista pode obter entrevistados de uma área complexa como computação, por exemplo, que tenha conhecido na rede social.
 
Fato é que o mundo contemporâneo exige que as pessoas mostrem-se mais, conheçam mais e tenham diversos contatos. É também importante que elas trabalhem a imagem e divulguem melhor suas experiências, formações obtidas e tarefas já realizadas. Neste caso, além do documento em Word, vale o envio de um vídeo-currículo em anexo. Afinal, recrutadores gostam de ter uma prévia de quem estarão chamando para uma entrevista em determinada empresa.
 

Comentários