Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quer aulas em instituições internacionais? Faça cursos em casa!

Por: Taísa Silveira 06/10/2016 - 12:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:00
Imagine ter aulas de uma instituição internacional, com renome, e sem sair de casa
Imagine ter aulas de uma instituição internacional, com renome, e sem sair de casa

A graduação é o momento perfeito para se preparar para o mercado de trabalho. Nesse período, aprender mais um pouco e explorar além da sala de aula é fundamental. As atividades extracurriculares são necessárias para completar a formação superior. Então, que tal apostar num curso rápido de uma faculdade internacional? Estudar fora do país pode ser bem caro, envolve muita burocracia e uma mudança grande de estilo de vida, mas é aí que entram as vantagens de um mundo conectado.
Muitas faculdades nos Estados Unidos e na Europa oferecem cursos online gratuitos, oferecendo plataformas específicas e disponibilizando professores especialistas para tais cursos. Essas aulas possuem o mesmo material disponibilizado para os alunos regulares das instituições e possuem uma carga horária bastante razoável: a maioria exige uma dedicação de 5 a 10 horas semanais, numa média de 3 meses.
 
Os cursos em sua grande maioria são ministrados em inglês, mas algumas universidades também oferecem cursos traduzidos para outros idiomas. Através de textos, vídeos e tarefas de casa, o aluno participa das aulas pré-programadas nas plataformas online e pode, inclusive, ter um certificado garantido se tiver bom desempenho. Alguns certificados podem ser pagos, mas nada comparado ao que você gastaria para fazer um curso na faculdade presencialmente.
 
Eaí, já se convenceu em apostar num curso internacional? Para o sim ou para o não, dê uma olhada nessa lista de plataformas que oferecem cursos incríveis nas mais diversas áreas do conhecimento.
 
Stanford University
 
A Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), uma das mais prestigiadas do mundo, oferece cursos em inglês em sua plataforma online. Você pode encontrar aulas nas áreas de engenharia da computação, medicina, engenharia de games, empreendedorismo, matemática, design, programação e muitos outros.
 
Carnegie Mellon University   
 
Nessa instituição da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as aulas são totalmente gratuitas. A parte ruim é a falta de oferta de certificados para os cursos, mas a parte excelente é a extensão das áreas: é possível estudar línguas, engenharia e ciência da computação, programação, psicologia, biologia, química, medicina e línguas.  
 
MIT - Massachusetts Institute of Technology
 
Além de oferecer cursos com o mesmo material que os alunos do MIT (uma das instituições mais respeitadas das Américas), a plataforma também oferece cursos com legendas e alguns são traduzidos! A lista das línguas disponíveis inclui o português e o espanhol. São milhares de aulas em centenas de áreas diferentes e aquelas realizadas na nossa língua não decepcionam nem um pouco.  https://ocw.mit.edu/courses/translated-courses/portuguese/
 
Yale University
 
Terceira universidade mais antiga dos Estados Unidos, Yale tem um nome relevante pela qualidade do seu ensino. Parte da estrutura é oferecida em cursos online na plataforma da instituição, que disponibiliza cursos em dezenas de departamentos, e vão de áreas de línguas, música, ciências políticas, química, física, história, geografia, economia e outras. Os vídeos e áudios das aulas ficam disponíveis também no YouTube e no iTunes. A universidade, porém, não oferece certificado.
 
Harvard University   
 
Sem dúvidas uma das mais conhecidas instituições de ensino superior do mundo, Harvard é uma universidade com o peso de 380 anos de tradição acadêmica. Em sua plataforma online, Harvard oferece cursos nas áreas de Artes, Humanas, Negócios, Administração, Jornalismo, Literatura, Línguas, Ciências Sociais, Ciências da computação, Engenharia, Matemática, Ciências e Estudos do Meio Ambiente. Para fazer as aulas e conseguir os créditos e certificados é necessário pagar uma taxa, que  está mais detalhada no site da instituição.

Comentários