Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quer aprender leitura dinâmica? Confira nossas 5 dicas

Ler dinamicamente é um artifício muito importantes para quem trabalha com as palavras, pois há economia de tempo e melhor entendimento do assunto
Por: Camilla de Assis 26/02/2018 - 08:31
Leitura dinâmica
Leitura dinâmica
Dinamismo. Essa palavra é usada para quase tudo na atualidade, seja na busca de um perfil de profissional dinâmico ou no significado de otimizar o tempo. Uma das utilidades mais convenientes desse termo é quando se fala em leitura. A leitura dinâmica é um tipo de leitura rápida e eficaz, em que o leitor irá gastar menos tempo com as palavras e compreendendo melhor o significado do texto.
 
Se você também quer aprender a leitura dinâmica, trouxemos cinco dicas infalíveis que vão te ajudar, todas orientadas pela professora de Letras e Pedagogia Hilda Menezes. 
 
Se informe sobre o que está lendo
Antes de começar a leitura propriamente dita, se informe sobre o conteúdo do texto. Faça pesquisas na internet e leia textos com assuntos relacionados. Se for um livro, leia o sumário e o resumo antes, pois fará com que você já tenha uma ideia geral. 
 
Não emita sons
Leia silenciosamente, sem ruídos e de uma vez. Não mova os lábios nem emita sons. “Lembre-se de que você tem que estar com o pensamento voltado para o texto. Se for um termo desconhecido, não pare nem mesmo para consultar um dicionário. Isso fica para depois”, comenta a professora Hilda Menezes.
 
Não releia
Caso sua leitura seja lenta, evite parar para entender certo termo. Não perca tempo voltando ao que já foi lido - possa ser que o termo que ficou confuso para você seja auto esclarecido mais adiante. 
 
Não se detenha a minúcias
Caso algo seja extremamente detalhado, não se apague a isso. Continue o texto. Tabelas, gráficos, imagens detalhadas, entre outros, não devem deter sua leitura. Lembre-se que você precisa da ideia geral que o autor do texto que passar.
 
Leia partes do texto
ATENÇÃO: essa dica é apenas para casos urgentes. Caso você esteja muito apressado para entregar aquele resumo, por exemplo, leia apenas o início e o final de cada capítulo. Assim, você terá uma ideia geral do texto, já com as conclusões sobre o assunto.
 

Comentários