Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quatro filmes para inspirar estudantes de matemática

Das histórias reais às produções conceituais, a matemática esteve presente em produções cinematográficas do mundo inteiro
Lorena Barros Por: 26/10/2018 - 11:09 - Atualizado em: 26/10/2018 - 12:40

A ideia de trabalhar com números é pouco atrativa para alguns, mas fruto de profundo amor para muitos docentes e graduandos da área de matemática. Na data que marca o Dia do Matemático, separamos alguns filmes para inspiração e reflexão de quem adotou contas (e também a licenciatura) para a vida. Confira!

1-O preço do desafio

Os métodos pouco convencionais de ensino utilizados pelo professor de matemática Jaime Escalante são plano de fundo para a história de “O Preço do Desafio”. Por meio das aulas e de uma relação a princípio conflituosa com alunos, ele os prepara para o Exame Nacional de Cálculos Avançados. A película é um bom exemplo de inspiração para aqueles que acreditam na docência como uma forma de mudar o mundo.

2-Estrelas além do tempo

Por meio de cálculos e das ciências exatas, um grupo de mulheres matemáticas negras desafiou o preconceito arraigado na sociedade norte-americana na década de 1960. O filme “Estrelas além do tempo” conta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que fizeram parte da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). A função exercida por cada uma delas no meio de um ambiente marcado pela segregação racial causa reflexão em uma sociedade que ainda sofre resquícios de racismo e machismo.

3-A solidão dos números primos

Utilizando-se da subjetividade para mostrar as relações interpessoais dos personagens Alice e Mattia ao longo da vida, o filme europeu “solidão dos números primos” é uma adaptação do livro do escritor Paolo Giordano. Os dois personagens são como números primos, divisíveis apenas por um e por eles mesmos. Essa condição singular dá o tom “conceitual” ao filme com nome tão peculiar. 

 

 

4-Uma mente brilhante

O filme é baseado na história real de John Nash, matemático que tornou-se aclamado por suas conquistas no meio acadêmico com apenas 21 anos de idade. Pouco tempo depois, porém, sua “mente conturbada” causou problemas que o fizeram ser diagnosticado como esquizofrênico por médicos. A trajetória das suas descobertas, seus períodos sombrios e seu retorno à sociedade, que culminou em uma indicação a um Prêmio Nobel, são traduzidos nessa obra.

 

Comentários