Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Qual sua química perfeita?

É um amante da química? Neste Dia do Químico, conheça os cursos da área oferecidos pela UNG!
Por: Camilla de Assis 15/06/2017 - 17:38 - Atualizado em: 15/06/2017 - 17:46
Dia do Químico
Dia do Químico
Química. Se para uns essa palavra é sinônimo de medo das fórmulas e de todas aquelas letras misturadas com números, para outros pode significar um futuro profissional. A verdade é que a química está presente em todos os compostos existentes na Terra. Tudo o que é feito, seja produzido pelo homem ou pela natureza, é composto de substâncias químicas, que por suas vezes são constituídas de elementos químicos.
 

 
Segundo um estudo realizada pela Associação Brasileira de Química (Abiquim), até 2020, as indústrias do Brasil vão precisar de 200 mil a 300 mil profissionais da área. Neste domingo (18) é comemorado o Dia do Químico. Este profissional é o responsável por toda a estrutura química de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Ter uma formação na área de química está ligado a diversos cursos, como os de Química, Engenharia Química e Processos Químicos, todos oferecidos na UNG.
 
A química e suas funções
 
Quem deseja também comemorar futuramente o Dia do Químico precisa, antes, chegar à resposta “sim” para a pergunta “eu gosto de Química?”. A profissão necessita de paixão e dedicação na área. Segundo a professora Rosana Bretas, é preciso que o estudante tenha afeição por reações químicas, nomenclaturas, cálculos e administração para ter excelência em um dos três cursos oferecidos na UNG.
 
O bacharel em Química é o profissional que vai atuar na essência da fabricação dos produtos. “Por exemplo, se formos fabricar um shampoo, o químico vai ser aquele responsável por preparar a fórmula do produto”, explica a docente. Mas para fabricar o shampoo é preciso de equipamentos. E quem vai ter a formação para saber em qual máquina o composto será colocado e por quanto tempo ficará lá, entre outras etapas, é o engenheiro químico.
 
 
Por outro lado, quem estará na gestão da indústria é o profissional de Processos Químicos. Ele irá atuar na administração, avaliando, por exemplo, o material que será de uso mais vantajoso para a empresa, bem como na delegação de pessoas para produção. 
 
Mercado de trabalho
 
De acordo com a professor Rosana Bretas, o mercado de trabalho contempla muito bem os profissionais de química, em todas as regiões do Brasil. “Tanto nas regiões Centro-Oeste quanto no Sul e Sudeste as indústrias são muito presentes para captar novos talentos. Não podemos esquecer também do Norte e do Nordeste, onde grandes empresas se concentram”, comenta a docente. 
 
Segundo ela, o histórico de profissionais bem sucedidos oriundos da UNG é grande. “Muitas empresas entram em contato conosco em busca de indicação de alunos que sejam profissionais capacitados para participar de seleções”, explica. Ou seja, é importante ressaltar que uma grande parte das empresas devem possuir  profissional de química dentro do processo de produção.
 
E você, também quer ser um químico? Conheça os cursos de Química, Engenharia Química e Processos Químicos da UNG!
 

Comentários