Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Esportes


Quais os cuidados essenciais para a prática esportiva?

Professor de educação física dá conselhos para os praticantes de atividades de primeira viagem
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 11/02/2020 - 12:19
Exercício físico
Atividades devem ser antecedidas pelos cuidados básicos e sempre sob orientação profissional
No verão, é normal que as pessoas que gostariam de aderir a atividades físicas, finalmente, tenham disposição para se levantar do sofá. Motivados pelo clima ou, até mesmo, pela efervescência do carnaval, muitos procuram academias ou lugares com atividades de lazer para praticar esportes. Entretanto, poucos se atentam ao fato de que, para se exercitar, devem ser tomados alguns cuidados.
 
De acordo com o coordenador de Educação Física da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Pedro Zubcich, os “atletas de verão” surgem nesta temporada sem nem se quer haverem feito qualquer exercício ao decorrer do ano. “Muitos procuram as práticas esportivas no verão e querem que os resultados apareçam da noite para o dia. Infelizmente não é assim. É necessária muita calma e força de vontade, lembrando sempre que o primordial não é um corpo escultural, mas, sim, a saúde”, ressalta.
 
Para o profissional, alguns dos maiores erros são o aumento da sobrecarga nos exercícios, o que pode ocasionar esgotamento físico e, consequentemente, o aparecimento de complicações na saúde. “São cuidados essenciais: a hidratação constante, com água e/ou sucos naturais; tentar realizar os exercícios em horários amenos, por conta do forte calor; usar protetor solar até mesmo em dias nublados; usar roupas leves e confortáveis, de preferência de cor clara; e, por último, aderir a uma alimentação rica em frutas, legumes e proteínas, para repor as energias - sempre com a orientação de profissionais de Educação Física e nutricionistas”, explica.
 
De modo a focar sempre na saúde, é importante conhecer, aceitar e admitir até onde vai o limite físico de cada um. Segundo Pedro, o ideal é a pessoa fazer uma avaliação médica para entender se pode ou não avançar nos exercícios físicos. Vale lembrar sempre que, caso o indivíduo sinta sintomas de fadiga e lesão, ele deve suspender as atividades até saber o que, de fato, está acontecendo. Por isso, é necessário entender que as práticas corporais são vitais para a experiência humana, mas devem ser antecedidas pelos cuidados básicos e sempre sob orientação profissional.

Comentários