Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Psicoterapia: caminho para o autoconhecimento e qualidade de vida

Procurar tratamento psicológico pode ser visto com preconceito por alguns mas esta é só mais uma das várias maneiras de cuidar da saúde
Por: Paula Brasileiro 06/02/2017 - 00:00 - Atualizado em: 06/02/2017 - 10:05
Foto: Freepik
Por que devemos fazer terapia?
Você se preocupa com a sua saúde mental? Sabe o que é psicoterapia, qual sua finalidade e para quem é indicada? Ao contrário do que parte do senso comum acredita, ir ao psicólogo, ou psicoterapeuta, não é exclusividade de quem parece ‘fora do normal’ ou ‘enfraquecido’ diante da vida. A terapia pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer momento, e serve como instrumento para que o indivíduo conheça a si mesmo profundamente e possa se desenvolver melhor consigo e com o meio em que vive. 
 
O coordenador do curso de Psicologia da UNG, Luiz Fernando Baccheretti, explica sobre o  que se trata  este tratamento: “A psicoterapia envolve um autoconhecimento e faz com que o sujeito consiga discernir bem quais são seus próprios conteúdos, os conteúdos das outras pessoas, aprenda a lidar com suas angústias, limitações e frustrações da mesma forma que com sua felicidade e alegria”. Ele comenta que não é preciso haver qualquer tipo de indicação para procurar um psicólogo, basta a vontade de se conhecer e entender melhor.
 
Bacchereti alerta ainda para a  necessidade de um comportamento de prevenção diante a saúde de uma maneira geral, inclusive a mental: “Principalmente aqui no Brasil, ainda temos uma perspectiva - quase um padrão - você primeiro adoece para procurar ajuda, quando na verdade, você deveria ter uma postura mais preventiva. Todos nós deveríamos buscar a saúde psicológica”. Ele ressalta que a maior demanda nos consultórios é ainda a de pessoas com alguns conflitos, sejam eles inter relacionais ou devido a circunstâncias de um espaço social. Mas, frisa a importância da terapia como ferramenta de autoconhecimento.
 
Sobre o preconceito que ainda existe em relação à procura ao psicólogo, o professor  analisa a necessidade de quebra deste estigma: “A partir do momento que você tem uma estrutura de mídia que coloca a  saúde mental como um grande tabu social, isso acaba gerando esse pensamento no coletivo. Mas, quando você começa a trazer para a população geral a consciência e a importância que é passar por um processo psicoterapêutico, esse preconceito, teoricamente, vai se esvaziando”. 
 
Como escolher um psicoterapeuta?
 
A terapia é um tratamento que só pode ser realizado por psicólogos profissionais, também chamados terapeutas ou psicoterapeutas. Eles possuem uma formação acadêmica que os prepara para entender os processos mentais, comportamentos e sentimentos do ser humano através de diversas abordagens. 
 
Mas, como saber qual terapeuta é o ideal para você? O professor Bacchereti orienta que, primeiramente, é preciso buscar referências do profissional e checar se ele é certificado pelo Conselho Regional de Psicologia. “Por fim, é preciso saber qual a abordagem e metodologia com as quais este psicólogo trabalha. É preciso haver uma identificação; muitas vezes, você tem ótimos profissionais mas a intervenção terapêutica acaba não atendendo aquilo que você necessita”.  

Comentários