Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Profissional liberal: saiba como se destacar no mercado de trabalho e conquistar boas oportunidades

Entenda algumas características importantes que o profissional pode aproveitar para subir na carreira
Por: 27/05/2022 - 09:53
O profissional liberal acumulou conhecimento durante toda a graduação. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais acirrado. A concorrência faz com que os profissionais busquem mais conhecimento e preparação para alcançar o sucesso. Os profissionais liberais precisam se aperfeiçoar ainda mais para se destacar em processos seletivos e entrevistas para conquistar bons empregos e oportunidades.

Mas afinal, como se define um profissional liberal?

O profissional liberal é a pessoa que exerce sua função após formação e qualificação especializada, além de ser necessário possuir o registro em órgãos ou conselhos profissionais. Por exemplo, um médico e um advogado só podem exercer suas profissões portando, respectivamente, o registro no Conselho Regional de Medicina e a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Tais registros, no entanto, só podem ser obtidos por quem realizou a graduação em medicina ou direito.

A formalidade na preparação do profissional liberal é importante, e é o que faz com que seja fundamental a construção de um bom currículo, principalmente por meio de cursos e especializações.

Cursos de especialização/pós

A concorrência no mercado de trabalho faz com que a fórmula “diploma = emprego” já tenha caído por terra há um tempo. Atualmente é preciso ter mais do que uma graduação, sendo necessário, muitas vezes, possuir especialização, ou até mesmo, em alguns casos, uma pós-graduação. Um professor universitário, por exemplo, necessita de uma titulação alta para ser contratado para a função.

Consequentemente, muitas empresas oferecem melhores pagamentos aos profissionais liberais que acumulam diferentes habilidades e conhecimentos, desde que sejam devidamente comprovados por meio de certificados.

Formação de networking

Além de especializações, uma outra forma de se inserir no mercado de trabalho é por meio de conexões e contatos. Certamente que não é comum conhecer todos os grandes profissionais de uma área antes mesmo de ter terminado a graduação. No entanto, é possível que os estudantes, ainda nos anos de formação, procurem se relacionar com pessoas que estão trilhando o mesmo caminho, além dos colegas de classe. Dessa forma, o profissional recém formado terá oportunidades de entrar no mercado ao lado de outros colegas, garantindo não apenas seu acesso como também sua permanência e visibilidade.

Quais outras estratégias você já viu ou já usou para alcançar seus objetivos como profissional liberal? Compartilhe aqui nos comentários!

Comentários