Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Preparando o bolso para o TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso pode pesar no orçamento do estudante desprevenido. Confira essas dicas e prepare-se para os custos deste trabalho
Por: Paula Brasileiro 26/07/2017 - 11:51
O TCC pode sair caro para o estudante. Confira essas dicas
O TCC pode sair caro para o estudante. Confira essas dicas

O fim da graduação está se aproximando. É chegado o momento de escrever o temido Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Este é um momento de bastante apreensão, nervosismo e, literalmente, trabalho para os estudantes mas, além de se preparar psicologicamente para produzir um belo projeto é importante, também, preparar o bolso para executá-lo.

A preocupação em escrever um TCC brilhante é tamanha que alguns alunos acabam por não imaginar o quanto gastarão para realizá-lo. Mas é importante estar atento aos custos e se preparar para arcar com todos os detalhes como impressão, xerox e, até mesmo, a compra de uma simples caneta. Se você está nessa fase da faculdade, a gente te ajuda a elaborar um orçamento para o seu TCC.

Xerox, impressões e encadernação

Prepare-se para tirar muitas xerox, imprimir e encadernar o seu trabalho diversas vezes. Entre a elaboração do pré-projeto até o projeto propriamente dito, você poderá levar cerca de um ano ou mais. Durante todo esse tempo, será necessário tirar cópias de livros, materiais de pesquisa diversos e até do seu próprio trabalho. As impressões e encadernações também são constantes pois, além do seu orientador, alguns outros professores podem precisar analisar o material e tudo isso gera custo. Separe uma parte das economias para gastá-las na impressora e barraquinhas de xerox.  

Transporte

Se a sua pesquisa demanda ir a campo, para entrevistar pessoas, fotografar lugares, ou qualquer outra situação, é interessante estar organizado para não faltar grana para o transporte. Destine uma parte do orçamento para passagens de ônibus, corridas de táxi ou até mesmo para o combustível, caso você tenha carro.

Equipamentos

Vai gravar um vídeo ou radiodocumentário, fotografar para o seu projeto ou realizar qualquer atividade que necessite de algum equipamento eletrônico como câmeras, gravadores e outros? É comum que as instituições de ensino ofereçam esse apoio técnico aos seus alunos mas, devido a grande procura de concluintes, em processo de realização de TCCs, ou muitas vezes, por escolha própria do estudante, esse recurso não é utilizado. Você pode alugar estes equipamentos e aí, o orçamento já aumenta um pouco mais. Se for esse o seu caso, se prepare para pagar os aluguéis.

Profissionais

Você pode precisar da ajuda de terceiros para finalizar o seu projeto. Alguns estudantes contratam designers, para elaborar o layout do trabalho; locutores, para a gravação de falas; programadores, para desenvolvimento de sites; e tantos outros profissionais que podem dar um toque a mais no TCC. Contratar alguns desses serviços pode sair bem caro, prepare-se para este custo se for necessário.

Papelaria

Na hora de entregar o projeto você pode precisar comprar pequenos materiais como canetas, marcadores de texto, pastas, bloco de notas, DVDs e outros. São pequenos detalhes que, se somados, podem sair caro. Esteja preparado para esses custos.

Dica extra

Alguns estudantes gostam de oferecer presentes para a banca que avaliará o seu TCC e até para os amigos e familiares que vão assistir à apresentação do trabalho. Se você pretende dar algum mimo para os professores e colegas, separe uma parte do orçamento para a surpresa.

 
Já está preparando o seu TCC? Conta pra gente sobre o que será o seu trabalho.

Comentários