Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Possível surto de Febre Amarela assusta moradores de regiões com vítimas

De acordo com o Ministério da Saúde, 19 estados mais o Distrito Federal apresentaram casos da doença
Assessoria de Comunicação Por: 24/03/2017 - 09:12 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:14
vacinas contra febre amarela
O "botão de alerta" da população e do Ministério da Saúde está ligado

Por Bruna Victória

Durante o verão no Brasil, algumas doenças transmissíveis por mosquitos são motivo de preocupação como a dengue, zika e chikungunya. Porém, no último mês, um novo surto entrou na lista de preocupação dos habitantes de algumas regiões do país: a febre amarela.

De acordo com o último balanço do Ministério da saúde, 144 mortes já foram registradas nos 19 estados afetados, mais o Distrito Federal. De acordo com o coordenador dos cursos de saúde da UNIVERITAS, Alexandre Gonçalves, o "botão de alerta" da população e do Ministério da Saúde está ligado. "O Rio de Janeiro foi uma região de forte indício da doença no início do século passado. Depois da campanha de vacinação e do fim do período de pico, veremos se foi apenas um surto epidêmico que não acontecerá novamente pelos próximos anos", conta o coordenador.

Segundo Alexandre, a possibilidade da vacina se tornar obrigatória na caderneta ainda será estudada. "Começamos a ver novos casos de febre amarela silvestre no Rio e diversos fatores podem ser levados em conta para tornar a vacina obrigatória ou não nas cadernetas, como o desmatamento, a globalização, mutações dos agentes causadores, vários fatores externos e internos. Ao longo do tempo da epidemia, que deve durar até aproximadamente julho, tudo será monitorado pelo Ministério da Saúde e as Secretarias de Estado até chegarem a uma conclusão", finaliza.  

Comentários