Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Planejamento estratégico de estudos para 2022: por onde começar e como organizar?

Por: 31/12/2021 - 11:55
Pixabay

Escrito por: Jéssica Ibrahim

Você deve concordar que um novo ano nunca chega sozinho, ele sempre traz à tona a nossa vontade de fazer diferente e de melhorar a forma como levamos a vida. Esse sentimento acaba atingindo diversos setores do nosso cotidiano, inclusive os estudos. 

Se você não ficou satisfeito com a forma que a sua rotina de estudos foi conduzida em 2021, não se preocupe. Agora você pode fazer diferente! Para embarcar em 2022 com o pé direito, que tal mudar o padrão e planejar melhor o tempo que você dedica às matérias da faculdade? 

Continue a leitura para entender como dar os primeiros passos na organização da sua rotina acadêmica! 

Defina datas e horários

Se você tem uma rotina puxada e precisa conciliar trabalho e faculdade, estabelecer os dias e os horários de estudos vai te ajudar bastante. Que tal fazer uma planilha ou uma agenda física com os horários de estudo? Por exemplo, se a sua rotina é mais puxada durante a semana, reserve um dos dias do final de semana para colocar a leitura de cada matéria em dia. Você também pode aproveitar o seu intervalo no trabalho, que tal? 

Se sinta livre para fazer como for melhor para a sua realidade, mas é importante manter essa agenda organizada, tá?

Crie uma ordem de disciplinas 

Elencar as disciplinas em ordem de urgência pode ser uma estratégia bem legal. Quando chegar a semana de provas, por exemplo, você pode estudar primeiro as disciplinas com a avaliação que está prestes a acontecer. Outra forma bacana é priorizar as matérias que você considerar mais difíceis e complexas. É recomendável dar mais atenção e tempo para elas. 

Organize sua área de estudos

Ninguém merece estudar em um ambiente caótico!!! Por isso, prepare a sua área de estudos! Um espaço organizado, limpo e silencioso são algumas das características de uma área de estudos agradável, mas claro que você pode colocar alguns lanchinhos por perto ou uma música clássica em volume baixo como trilha sonora. 

Mas olha, o ideal é que esse ambiente seja fora do seu quarto, tá? Longe da cama e da tentação de tirar um cochilo. 

Vamos estudar?

Viu como não é tão complexo montar um cronograma de estudos? Com organização, foco e disciplina fica bem mais fácil não acumular matéria e conquistar notas altas nas avaliações. Temos a certeza de que 2022 vai ser um ano de muito sucesso para a sua vida acadêmica! Bons estudos! 

Ainda não escolheu o curso dos seus sonhos para 2022? Clique aqui e conheça um que pode mudar a sua vida!

Comentários