Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Pesquisa realizada pela UNG é destaque em evento

Estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas - NPDN-UNG recebe Menção Honrosa e Congresso de Parasitologia
Assessoria de Comunicação Por: 12/05/2021 - 15:08 - Atualizado em: 12/05/2021 - 15:13
Por Elen Soares.
 
A Universidade UNG recebeu Menção Honrosa no XXVII Congresso da Sociedade de Parasitologia, que ocorreu no período de 04 a 06 de maio deste ano, pelos trabalhos de estudantes da Instituição. O evento estimula a troca de experiências e intercâmbio de avanços científicos entre pesquisadores, professores e estudantes de áreas afins, com vistas ao alcance de uma saúde melhor para todos. 
 
Dentre os mais de 500 trabalhos apresentados no evento, destacou-se o de Tais Conceição Silva, egressa do curso de graduação em Biomedicina e aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade UNG. Por meio de seu trabalho, ela mostrou que o tamoxifeno, medicamento frequentemente usado para o câncer de mama, tem efeito contra vermes causadores da esquistossomose, doença conhecida como barriga d`água, obtendo assim, a Menção Honrosa.
 
As doenças parasitárias afetam populações vulneráveis, tem indicadores inaceitáveis e pouco investimento em estudos. Uma das linhas de estudos do Núcleo de Pesquisas em Doenças Negligenciadas (NPDN) UNG, visa aproveitar os medicamentos usados para outras doenças e verificar se existe eficácia contra doenças parasitárias. “Isso acontece porque o desenvolvimento de um novo fármaco requer tempo e custo; o ideal é reaproveitar o que existe, cuja estratégia é conhecida como reposicionamento de fármacos”, explica o Dr. Josué de Moraes, coordenador do setor na Instituição.    
 
O Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas foi laureado durante o evento com tema “Parasitologia na Perspectiva da Saúde Única”. O trabalho também contou com a participação dos alunos: Thais Relvas Lima e Vinícius Castro Rodrigues, graduandos em Medicina Veterinária e Farmácia, respetivamente. Além da premiação, a pesquisa científica foi recentemente publicada no renomado periódico britânico Future Medicinal Chemistry.

Comentários