Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Pesquisa realizada na UNG é premiada pela USP

Estudo propõe a busca de novos medicamentos para doenças parasitárias
Assessoria de Comunicação Por: 30/03/2022 - 13:29 - Atualizado em: 04/04/2022 - 11:15
Aluna Ana Carolina Mengarda e o orientador prof. Dr. Josué de Moraes
por Aline Pinho
 
Um estudo realizado no Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) da Universidade UNG recebeu o Prêmio “Jovem Biotecnológico”, que tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos no âmbito da Biotecnologia. A premiação aconteceu no dia 25 de março, durante evento de comemoração de 30 anos do programa de Biotecnologia da Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). 
 
A pesquisa, intitulada “Avaliação pré-clínica para administração oral de formulações nanoestruturadas contendo fármacos com atividade anti-helmíntica”, foi desenvolvida pela biomédica e aluna de doutorado do NPDN, Ana Carolina Mengarda, sob orientação do prof. Dr. Josué de Moraes, um dos cientistas mais influentes do mundo na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias. O trabalho laureado envolve o esforço de diversos alunos da UNG e de pesquisadores de outras instituições. A parceria com o prof. Dr. João Paulo Longo, da Universidade de Brasília, também contribuiu para o sucesso da pesquisa. 
 
O estudo propõe o uso de ferramentas nanotecnológicas para o desenvolvimento de medicamentos acessíveis às crianças, que são as principais vítimas de doenças parasitárias, especialmente àquelas que vivem em regiões carentes. “Muitos medicamentos para o tratamento de doenças parasitárias não estão disponíveis para uso pediátrico e, portanto, o público infantil fica desassistido. No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas são acometidas por pelo menos uma doença parasitária. Infelizmente, as opções terapêuticas são insuficientes, cujo cenário é agravado pelo descaso da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos para a população de baixa renda. Há iminente necessidade de disponibilizar fármacos para essa população negligenciada”, ressalta o prof. Dr. Josué de Moraes. 
 
Entre os critérios de escolha do prêmio estão a originalidade, o caráter inovador da pesquisa e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Além de certificado recebido no evento, o prêmio contempla a aquisição de verba para ser aplicada na pesquisa. “Além de incentivar os pesquisadores, essa premiação contribui para a continuidade do trabalho no cenário atual de escassos recursos para pesquisa”, relata Dr. Moraes. 
 
Ana Carolina Mengarda não esconde alegria pela conquista do prêmio e destaca a importância do reconhecimento para a UNG e toda a equipe. “É uma felicidade imensa ser premiada por um programa que você sempre sonhou em fazer parte. Ganhar um prêmio na atual situação mundial, em que Fake News valem mais que fatos comprovados cientificamente, é um feito marcante para o vencedor e para a equipe multidisciplinar que está envolvida no trabalho. Quero agradecer o apoio da minha família, do meu orientador e de todos os colaboradores deste importante estudo, que continua em desenvolvimento”, comemora. 
 
Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) - O NPDN da UNG tem gerado pesquisa de grande relevância no cenário científico mundial. Uma das principais missões do Núcleo é realizar ciência básica e aplicada para encontrar soluções terapêuticas inovadoras e acessíveis à população de forma sustentável. O Núcleo dispõe de uma ampla e moderna infraestrutura e tem trabalhado em parceria com renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Vinculado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNG, o NPDN contribui para a formação de recursos humanos em diferentes níveis (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). 

Comentários