Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Passei no vestibular, e agora?

Entenda como lidar com a burocracia do processo de matrícula
Por: Henrique Nascimento 15/05/2017 - 09:19 - Atualizado em: 16/05/2017 - 07:51
Imagem de um homem com dúvida/Fonte: Freepik
Nós te ajudamos com o processo de matrícula

Passar no vestibular é o primeiro passo para vida acadêmica que acaba de começar. A matrícula é a única coisa que fica entre o passar no vestibular e ser oficialmente um universitário. Por questões burocráticas, são vários os documentos que precisam ser levados no dia da matrícula, fora os papéis que precisa assinar. Não precisa se assustar. apesar de parecer complicado, as coisas são bem simples. Aqui vão algumas orientações para passar pelo momento da matrícula sem estresse.

Leia também: Nota do ENEM pode substituir vestibular

Leia também: Como sobreviver aos trabalhos em equipe

1. Cara crachá

Essa é uma dica para a vida. Sempre atualize seus documentos. Nada de levar documento de identidade com foto que foi feita quando você tinha cinco anos e não sabia assinar. Não espere ser aprovado no vestibular para correr atrás dos documentos que precisa. Caso isso tenha acontecido com você, não entre em pânico e assim que terminar de ler esse texto vá correr atrás de tudo que necessita para fazer a matrícula.

2. Leia o edital

Leia o edital. É sério. As universidades possuem editais de matrícula e páginas na internet que informam toda a documentação necessária e os dias disponíveis para a matrícula. Leia com atenção e veja quais são os documentos necessários. Veja também se não há nenhum formulário que precisa ser impresso e respondido para ser entregue no dia da matrícula.

Algumas instituições de ensino oferecem bolsas ou possuem processo de ingresso vinculados ao Governo através do ProUni e o Fies, por exemplo. Nesses casos é preciso ter ainda mais atenção. Na UNG para se matricular pelo Fies você precisa levar para comprovar renda, no mínimo, os seus 3 últimos contracheques. Para vestibular tradicional é necessário levar o comprovante de conclusão e o certificado do Ensino Médio originais acompanhados de duas fotocópias autenticadas.

Dependendo da categoria do ingresso, além dos documentos do aluno são necessários os documentos de todos os que moram com ele. Indo do mais básico, como documentos de identificação com foto, até, como no caso do ProUni, comprovantes de residência em nome de cada membro do grupo familiar atualizados dos últimos 6 meses, original e cópia.

3. Uma pessoa prevenida, vale por duas

As fotocópias, conhecidas como “xerox”, costumam ser bem baratas e para praticamente todos os tipos de cadastros que precisamos fazer elas são úteis. Procure tirar xerox - e autenticar sempre que possível - seus documentos, mantenha-os guardados. Caso não tenha guardadas, olhe no edital de matrícula toda a documentação que é necessária, veja o que é preciso tirar xerox e faça.

4. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Não deixe para separar a documentação na véspera do dia da matrícula. Alguns lugares possuem vários dias de matrícula, outros só um dia ou um turno para efetivar cadastro no curso superior. Em nenhum dos casos deixe para ir no último dia ou no fim do horário. Procure chegar cedo, mesmo que espere um pouco para ser atendido, você terá a garantia de que irá se matricular.

A universidade é um ótimo espaço de construção do conhecimento e de descobertas. Viva a o ensino superior aproveitando todas as coisas que vem com ele, como os congressos, trabalhos desenvolvidos durante o curso e oportunidades de estágio. Conheça algumas dicas para quem vai começar a gradução e boa sorte em sua caminhada.

Precisa de alguma ajuda? Ainda tem alguma dúvida? Comente aqui.

Comentários