Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Para os estudantes de economia: bem-vindos à econometria

A técnica analisa dados para prever cenários econômicos e é estudada a partir do sétimo período da graduação
Por: Paula Brasileiro 04/08/2017 - 09:57 - Atualizado em: 04/08/2017 - 09:57
Você já estudou econometria? Conheça um pouco mais
Você já estudou econometria? Conheça um pouco mais

O economista estuda como a sociedade produz, distribui e consome bens materiais e serviços, com o objetivo de fazer previsões e planejamentos econômicos. A atuação desse profissional visa garantir o bom desenvolvimento financeiro do segmento ao qual ele representa. Para isso, é preciso entender de diversas matérias, por assim dizer, e a econometria é uma delas.

De maneira geral, a econometria é um método estatístico de análise de dados e que, combinando estatística e matemática, visa a resolução de problemas econômicos. É o ramo  que trata da mensuração de relações econômicas, ou seja, relações entre as variáveis de natureza econômica.  

Como funciona?

Combinando matemática com dados estatísticos, a econometria analisa informações e trabalha com modelos para explorar cenários e situações teóricas. A análise inicia-se ao relacionar duas ou mais variáveis estipuladas por uma determinada teoria. Em seguida, é preciso passar por etapas como especificação (construção do modelo econométrico), verificação (aceitação ou rejeição das hipóteses)  e previsão (apresentação dos dados).

O objetivo é avaliar essas teorias e políticas econômicas tendo por finalidade a obtenção de estimativas confiáveis. A prática também prevê valores futuros de variáveis de natureza econômica. É um verdadeiro teste que mede o quanto qualquer evento pode mudar a economia.

Quem usa?

Matemáticos, economistas, bancos e governos se valem dessa ferramenta para explorar possíveis cenários em que mudanças nos salários, impostos e outras taxas influenciam no andamento da economia.

Na graduação

O aluno do curso de Ciências Econômicas vai estudar Econometria no sétimo período. Antes disso, ele terá passado por cadeiras como estatística, matemática financeira, economia e gestão, fundamentos de macroeconomia e estrutura de mercados, entre outros. Todo o conteúdo programático é voltado para que o egresso desenvolva as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho com competência e segurança.

Interessante, não é mesmo? Conta pra gente qual é a sua cadeira favorita no curso de Ciências Econômicas.

 

Comentários