Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Operação Carne Fraca pode gerar prejuízo na economia do Brasil

O peso negativo das investigações da Polícia Federal na imagem do País cresce após veto à importação de diversas nações
Assessoria de Comunicação Por: 23/03/2017 - 09:21 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:18
Imagem mostra pedaço de carne brasileira
A exposição negativa na mídia tem consequências preocupantes

Por Bruna Victória

A Operação Carne Fraca foi deflagrada na última sexta-feira (17) e levou a proibição preventiva de venda de carnes produzidas por 21 frigoríficos investigados por fiscalização irregular. A decisão foi tomada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Além disso, países importadores como União Europeia, China e Coreia do Sul anunciaram restrições temporárias à entrada de carne brasileira das marcas envolvidas, o que já desenha um futuro preocupante para a economia dessa nação.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. O setor, que era um dos mais lucrativos para a economia brasileira, agora se preocupa com os impactos negativos do esquema de venda de carne supostamente adulterada. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNIVERITAS, Carla Monnerat, os resultados chegarão ao longo do ano, como em investigações anteriores.

 “A operação Lava-Jato expôs uma teia imensa de esquemas de corrupção, porém, paralisou empreiteiras imensas que aqueciam a economia do País. O erro de um grupo – que precisa ser corrigido – acabou gerando um prejuízo em grande escala, como também será o caso da Operação Carne Fraca.  Menos de 1% dos frigoríficos brasileiros prejudicarão a economia de todo este mercado”, diz Monnerat.

Segundo a coordenadora, a exposição negativa na mídia com a Operação Lava-Jato já gerou consequências preocupantes. “É claro que a operação Lava Jato trouxe a visão de um futuro mais transparente para a política do Brasil, quando, ao mesmo tempo, levou a uma retração absurda do mercado, o que consequentemente leva ao desemprego”.

Além do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, diversos parlamentares também acreditam que a economia brasileira será afetada com os desdobramentos da investigação da Polícia Federal.

Comentários