Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O traço delas: conheça 10 tatuadoras brasileiras que se destacam no mercado antes dominado apenas pelos homens

Marcele Lima Por: 19/07/2019 - 17:57
Dia da Tatuador/Freepik
Dia da Tatuador/Freepik

A arte de marcar com o corpo com desenhos, frases e símbolos não vem de agora. Há relatos de que as primeiras tatuagens foram feitas entre 4000 e 2000 a.C, no Antigo Egito, por povos que viviam na região. As marcas, geralmente, representavam a crença religiosa. 

Atualmente, tornou-se comum ver pessoas que tenham pelo menos uma tatuagem no corpo, das mais estranhas às mais trabalhadas. Ainda existem eventos, convenções e programas de televisão que exploram os símbolos como arte, expressão corporal e nicho social. 

Ao redor do mundo, profissionais são reconhecidos por seus traços, cores, formas e despertam o desejo das pessoas de eternizar momentos em riscos pelo corpo. Por muito tempo era um trabalho quase que exclusivamente masculino, mas as mulheres foram ingressando na carreira, dominam a técnica e ganham a cada dia a preferência do público, sobretudo o feminino. 

O dia 20 de julho é o escolhido para homenagear os tatuadores no Brasil. Para comemorar, conheça 10 mulheres que transformaram o talento em carreira:

Flávia Carvalho

A paranaense faz do seu trabalho uma forma de luta e sororidade. Flávia atende gratuitamente mulheres que são vítimas de violência doméstica, que realizaram mastectomia ou automutilação, auxiliando na melhora da qualidade de vida e na forma como essas pessoas se veem no espelho. Suas artes trazem diversos estilos, criações, reproduções, coberturas, em estilo aquarela, minimalista, neo tradicional e mandala-mehndi. 

Elissa Rocabado 

Traz um estilo que agrada muita gente, a botânica. Tatuagens de flores, borboletas, plantas e pássaros fazem parte do seu catálogo. A artista atua em São Paulo e tem mais de 30 mil seguidores nas redes sociais. 

Letícia Botelho

Jovem recifense, Letícia é uma das mais indicadas por quem busca uma profissional qualificada na capital de Pernambuco. Em uma rede social, ela expõe seus trabalhos. O atendimento é feito por agendamento e todos os desenhos são autorais. 

Gabriela Droguett

As especialidades dessa artista são as letras, frases, símbolos e números. A baiana Gabriela superou o preconceito e a recusa de homens em serem atendidos por ela, e se tornou referência do estilo no Brasil. Hoje Gabriela viaja o mundo realizando seu trabalho e mostrando que lugar de mulher também é na tatuagem. 

Carina Caiê

Carina é do Rio de Janeiro, mas é uma tatuadora itinerante. Viaja o Brasil para atender seus clientes. Em suas páginas nas redes sociais, há trabalhos realizados também na Europa. Desenhos autorais, pontilhados, fazem parte do seu catálogo. 

Chibi

Com estilo diferente, Chibi chama atenção de quem curte desenhos e animes. Com ilustrações cheias de cores, vida e texturas, a artista reproduz na pele dos clientes o amor que sentem pelos personagens favoritos. Na página dela nas redes sociais é possível encontrar seus trabalhos, com tatuagens de pokémons, Dragon Ball, Rei Leão, entre outros. 

Amanda Roosevelt 

Natureza, o sagrado feminino e as conexões consigo e com seus clientes são a base do trabalho da cearense. Amanda é também ilustradora de livros infantis. Tem mais de 16 mil seguidores em uma de suas contas de rede social, onde divulga seus desenhos, cheios de cores, formas e simbolismo. 

Ana Mendes

Ana é de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ela aparece em uma lista de profissionais mais indicados na capital mineira. É referência do OldSchool, que é o estilo mais antigo de tatuagem ocidental, marcado por desenhos grandes, contornos e traços grossos em preto e paleta de cores limitada.  

Scarlath Louyse

Cheia de atitude e personalidade, a artista atende pessoas mundo afora. Em traços finos e bem trabalhados, em gótico suave, Scarlath expõe em sua conta na internet alguns dos desenhos, que possuem uma linearidade e semelhança de estilo, mas que mantém a individualidade e personalização, ponto forte de quem busca por uma tatuagem única. 

Patricia Gea

Uma das pioneiras da tatuagem no Brasil, Patrícia atende em um dos mais famosos estúdios do país, o Tatoo Ink, em São Paulo. Tem mais de 75 mil seguidores em uma rede social, onde exibe sua arte em estilo neo tradicional americano e indiano com ornamentos florais mehndi. 

Está pensando em fazer uma tatuagem? Aproveita e vê se uma delas atende na sua cidade! 

Comentários