Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O que é ABNT e como ela interfere na vida acadêmica

Entenda a importância de dominar as normas de escrita acadêmica para se dar bem nos trabalhos da graduação!
Por: 03/08/2022 - 08:52
A escrita acadêmica deve ser praticada durante toda a graduação. Crédito: Freepik

Escrito por: Rachel Andrade

A graduação em ensino superior nos molda, de certa forma, e nos faz adaptar hábitos comuns, ou até mesmo criar novos. Um dos exercícios mais praticados pelos estudantes é a escrita acadêmica, que envolve seguir, além da norma culta padrão da língua portuguesa, a linguagem e formatação científica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a famosa ABNT. 

Mas calma, não precisa entrar em pânico! A norma científica não é nada de outro mundo, nem mesmo algo que a gente não consiga aprender rápido. Tudo depende da prática e da atenção, e essas regras num instante passam a fazer sentido na cabeça. Acompanhe a leitura para saber mais sobre a ABNT.

Mas afinal, o que é a ABNT?

A instituição foi fundada na década de 40, e surgiu com o intuito de padronizar o modo como empresas e outros órgãos atuam, facilitando assim a comunicação entre elas e proporcionando mais segurança aos consumidores. A origem da associação não foi para regulamentar a fonte ou o espaçamento entre as linhas em um trabalho acadêmico, mas sim para que indústrias seguissem uma norma única na criação de seus produtos.

Depois de sua criação, outras formas de padronização foram adicionadas, inclusive as normas técnicas sobre escrita acadêmica. Isso torna possível, por exemplo, em uma revista científica, encontrarmos artigos escritos por diversos autores, de diferentes instituições, e todos os textos terão a mesma construção, seja o tamanho da letra, o formato das citações e das notas de rodapé.

Normas técnicas de escrita acadêmica

Alguns estudantes já conhecem algumas normas que são conhecidas como padrão na escrita acadêmica, o famoso “Times New Roman, 12, 1,5”, que diz respeito, respectivamente, à fonte da letra, o tamanho e o espaço entre as linhas. Geralmente essa regra não muda na grande maioria das revistas científicas, podendo haver pequenas diferenças. 

No entanto, outras regras podem mudar com o passar dos anos, como a forma de escrever as referências bibliográficas, por exemplo. Antigamente, antes da chegada da internet no nosso dia-a-dia, só era possível referenciar um texto com base em livros ou outros textos físicos. Hoje em dia já existem normas para referenciar um livro digital, um vídeo, ou até mesmo uma música disponível apenas em plataformas digitais.

Por que tudo isso é importante de saber?

Pode parecer um pouco injusto que a maioria dessas regras só nos são apresentadas quando estamos no ensino superior, e isso pode parecer muito diferente do modo como fazíamos os trabalhos na época do colégio. No entanto, é por meio da ABNT que podemos facilitar a comunicação até mesmo entre os países. É a Associação que representa o Brasil em órgão internacionais de padronização, como a ISO (do inglês, Organização Internacional de Padronização), que normatiza a forma como um produto é feito, de modo a seguir uma regra que pode ser aceita em diversos países.

Agora que você entendeu a importância da ABNT para a vida acadêmica, confira as normas de escrita acadêmica mais recentes. Basta procurar no seu pesquisador pela NBR 14724, que é voltada para a elaboração de trabalhos acadêmicos em universidades. Boa leitura e boa escrita!

Comentários