Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


O profissional do futuro, no presente

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 19/09/2022 - 09:49
Muito se fala nas profissões do futuro, nas habilidades do futuro, naquilo que será demandado de profissionais e empresas nos próximos anos. Define-se que, daqui a tanto tempo, tais profissões vão acabar, outras vão surgir, que será preciso migrar de área para alguns, entre outras previsões. Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso preparar as bases para esse futuro, no presente. Importa sempre lembrar que o futuro começa agora.
 
Muitas competências e características ditas como "do profissional do futuro" são, na verdade, demandas atuais, que passarão a ser cada vez mais exigidas com o passar dos tempos. Portanto, é preciso começar a se preparar hoje, adquirir o conhecimento e desenvolver habilidades para estar sempre à frente - ou seja, para estar no futuro, mesmo no presente. Quem se antecipa sempre tem vantagens, certo? Até porque não dá para desenvolver as habilidades e competências do futuro apenas quando esse tal futuro chegar, porque, aí, você estará atrasado, e não preparado.
 
E, quando se fala em habilidades do futuro, não é preciso pensar em algo distante, ou que envolva tecnologia avançada – embora esta esteja bastante envolvida no contexto. Pelo contrário, são pontos sensíveis que podem ser observados no tempo atual e trabalhados com dedicação e foco para que haja melhorias. A título de exemplificação, podemos citar, entre as características do profissional do futuro que podem ser buscadas no presente, a inteligência emocional, a boa comunicação, a multiespecialização, o domínio da tecnologia, a adaptabilidade, criatividade e inovação e o aprendizado constante. Nenhum desses temas é algo de outro mundo, mas deve fazer parte da jornada do profissional que busca se manter relevante e competitivo em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado.
 
Estar preparado para o futuro não implica em desenvolver grandes tecnologias, conhecer de robótica e inteligência artificial ou saber usar o metaverso. Muito mais do que isso, é saber que tendências surgem no presente e devem durar pelas próximas décadas, saber aproveitá-las e criar as bases para a construção de uma carreia sólida. Quer ser o "profissional do futuro"? Seja no presente!

Comentários