Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O crescimento e a importância das Artes Visuais para as empresas

A explosão da economia criativa e tecnologia são os principais fatores para avanço da área
Assessoria de Comunicação Por: 15/06/2021 - 16:27

Por Carlos Mello

 

As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais e estão cada vez mais em crescimento no mercado. O coordenador do curso de Artes Visuais da UNIVERITAS, Paulo Cesar da Silva Ramos, comentou sobre as mudanças na área e a importância do profissional nas empresas.

  

“Dá para ver o reflexo desse crescimento no circuito brasileiro de artes e na visibilidade dos vários eventos internacionais que acontecem no Brasil. Além disso, vale a pena levar em conta a explosão da economia criativa — área que abrange os negócios que geram valor a partir de ações culturais, intelectuais e criativas. Muitas novas empresas precisam de pessoas criativas, isso significa que elas precisam de artistas. Com isso, diferentes possibilidades começaram a se abrir para quem é da área e está a fim de fugir do convencional”.

 

Além das oportunidades de trabalhar em espaço mais tradicionais, como museus e galerias, hoje existem outras opções para os artistas explorarem. Desenho, pintura, escultura, fotografia, gravura, curadoria, entre outras manifestações artísticas compõem o universo das Artes Visuais. Com a ajuda da economia criativa e das redes sociais, elas ganharam um alcance ainda maior. 

 

“Só para se ter uma ideia, o setor artístico movimenta R$ 200 bilhões por ano no mundo. No Brasil, com o ensino de artes visuais e a profissionalização da atividade, os artistas deixaram de ser os únicos a movimentar este mercado. As galerias, vendedores, curadores e críticos também estão contribuindo para o crescimento”, complementou o coordenador.   

 

Com o acelerado crescimento da tecnologia, as artes visuais tiveram que se moldar para continuarem fortes dentro do mercado: “O consumo de conteúdo em vídeo aumenta a cada dia. E a criação em vídeo também. Animações, vinhetas, desenhos animados e até mesmo produção de conteúdo. E o cinema brasileiro que cresce ano a ano? Ou seja, há muita produção de arte utilizando os recursos audiovisuais”, finalizou.  

 

 

Comentários