Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


O Avanço da Biomedicina no setor industrial

Gabrielly Sbano Teixeira - Coordenadora de Biomedicina da UNIVERITAS - Mestre em Biologia Celular e Molecular - Especialista em andamento em Análises Clínicas e Toxicológicas e andamento em Diagnóstico Clinico Laboratorial - Graduada em Biomedicina
Por: 26/07/2018 - 10:58
Imagem mostra professora responsável pelo artigo
a profissão tem sido cotada como a mais promissora no mercado industrial

Com o seu início na década de 60, a Biomedicina foi criada com intuito de formar docentes e pesquisadores na área da Biologia e da Medicina. Com muito empenho, no dia 03 de setembro de 1979, a profissão foi regulamentada através da Lei nº 6.684. Outras leis foram sendo aprovadas de acordo com as necessidades apresentadas pelos profissionais. A Biomedicina é de grande valia para a sociedade, pois cuida da saúde da população atuando principalmente na prevenção. Com isso, consegue dar sua contribuição para uma melhor qualidade de vida da população.

Atualmente, são diversas as áreas e atribuições em que um profissional de Biomedicina pode atuar, como: análises clínicas, análises ambientais, análises industriais, biologia molecular, genética, citologia oncótica, reprodução humana, banco de sangue, sendo mais atuais a acupuntura e estética. São mais de 37 áreas de atuação autorizadas e aprovadas pelo Conselho Regional de Biomedicina.

Com toda essa mudança atual de mercado, a profissão tem sido cotada como a mais promissora no mercado industrial. O profissional de biomedicina pode atuar em indústrias de química e biologia, por exemplo, contribuindo para a elaboração de soros, vacinas e reagentes. Na indústria farmacêutica o biomédico pode atuar no desenvolvimento de medicamentos, principalmente no que diz respeito à pesquisa clínica, e também está atuando fortemente no setor de equipamentos laboratoriais, tanto na área da engenharia biomédica (desenvolvimento do equipamento), quanto na venda desses produtos, pois é um profissional preparado e diferenciado para falar a respeito. O profissional pode atuar ainda no setor de Medicina Nuclear, atuando no desenvolvimento dos radiofármacos e equipamentos.

Enfim, a Biomedicina proporciona uma ampla área de atuação no mercado de trabalho e traz ao profissional uma visão abrangente e com um grande reconhecimento para atuar em qualquer área aprovada e autorizada pelo Conselho Regional de Biomedicina.

 

Comentários