Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nova edição da Revista Computação Aplicada está disponível

Artigos voltados à Tecnologia da Informação propõe soluções de melhoria ao País
Assessoria de Comunicação Por: 23/11/2017 - 12:08 - Atualizado em: 23/11/2017 - 17:25
Imagem mostra capa da revista
Autores propõem o ressurgimento nas áreas de segurança da informação, na educação, no ensino e na pesquisa
Por José Lima
 
Em sua quarta edição, (v.4, n.1), a Revista Computação Aplicada da Universidade UNG traz quatro artigos voltados à área de Tecnologia da Informação em que os autores propõem o ressurgimento nas áreas de segurança da informação, na educação, no ensino e na pesquisa.  
 
O primeiro artigo, “Desenvolvimento de Aplicativo Com Uso das APIS do Google para Geração Bibliográfica para Ganho de Tempo em Produção de Textos Acadêmicos”, remete ao ganho de tempo na produção acadêmica por intermédio do uso da tecnologia, que auxilia na produção de um software ou de uma pesquisa. Já, o segundo artigo, “Estudo de Viabilidade do Uso de Arquitetura Orientada a Microserviços para Maximizar o reaproveitamento de código”, discute o importante estudo sobre o reaproveitamento do código em um altíssimo nível para maximizar o desenvolvimento de diversos aplicativos.
 
No terceiro artigo, “O Papel do Planejamento Estratégico Organizacional e da TI em Pequenas Empresas”, que remete a um importante estudo sobre a efetividade das ações da TI nas empresas como parceira do crescimento organizacional e não simplesmente uma ferramenta de consertos. E no quarto artigo, “Um Framework Transdisciplinar para a Gestão dos Processos da Fase de Projeto do Ciclo de Vida de Produtos em Missões Espaciais”, a transdisciplinaridade demonstra, com maestria, como a gestão de projetos deve compreender os diversos aspectos do desenvolvimento da tecnologia.
 
De acordo com o editor da Revista, Erwin Uhlmann,  “A proposta do periódico é de permitir o desenvolvimento de estudos com diversos temas voltados à área de tecnologia, cujo objetivo é de sempre trazer conteúdos que abrangem o conhecimento de profissionais e estudantes da área”, explica o professor, que também é coordenador do Laboratório de Computação Aplicada da Universidade UNG.
 
Encerrando a edição da Revista, a resenha “Sem Balas de Prata - Essência e acidentes de engenharia de software”, apresenta a tradução do lendário artigo original “No Silver Bullets” (Sem Balas de Prata) de Frederick P. Brooks Jr, que explica sobre o desenvolvimento do Software e é considerada uma literatura obrigatória para aos estudantes de tecnologia da Informação. Os interessados podem conferir a revista no link.
 

Comentários