Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


No Dia de Reis, saiba como a data é celebrada pelo mundo

Época que se encerra o ciclo natalino, com o desmonte do presépio e árvore, conheça como várias culturas celebram e lembram a visita dos três Reis Magos
Por: 06/01/2018 - 13:20 - Atualizado em: 08/01/2018 - 09:39
No Dia de Reis, saiba como a data é celebrada pelo mundo/ Reprodução/Pixabay
No Dia de Reis, saiba como a data é celebrada pelo mundo/ Reprodução/Pixabay
Escrito por Rebeca Ângelis
 
Neste sábado (6), é comemorado em várias partes do mundo o Dia de Reis ou Epifania. A data faz parte da tradição cristã e celebra o dia em que os Três Reis Magos visitaram o menino Jesus.   A época que também encerra os festejos natalinos, com o desmonte do presépio e árvores de natal, abre comemoração para a festa de Reis ou Reisado em várias partes do mundo.  Conheça a história! 
 
Como Surgiu?
A Epifania tem origem do grego "epiphanéia" e significa aparição, manifestação. Assim o termo designa a primeira aparição em público do menino Jesus. A data cai tradicionalmente doze dias depois do nascimento de Jesus, mais precisamente no dia 6 de janeiro e, nada mais é, do que uma festa folclórica com influência europeia que vai do dia 24 de dezembro até dia 6 de janeiro, retratando os 3 reis magos (Melchior, Baltazar e Gaspar), e protegendo Jesus dos soldados que queriam matá-lo. 
 
Brasil 
A tradição teve início no Brasil através dos colonizadores português. Inicialmente, a festa acontecia em pequenas aldeias, também em menção ao menino Jesus. Tempos depois cresceu e, atualmente, segue numa espécie de história folclórica, em vários estados do país. Embora cada uma tenha sua particularidade, a essência continua a mesma, em uma mistura de de temas sacros e profanos. 
A festa de Reis é composta por músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e áreas rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.  O folguedo natalino é comemorado em várias partes do país, principalmente no Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais. Nessas regiões, os principais personagens que compõem a festa são o Mestre, Rei, Rainha, Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e crianças. 
A denominação de Reisado, como também é chamado, persiste ainda em Alagoas, Sergipe, Bahia, além de diversas outras regiões, em que o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi. Em São Paulo é conhecido como Folia de Reis, onde a  festa é composta de apresentações de grupos de músicos e cantores, todos com roupas coloridas, entoando versos sobre o nascimento de Jesus Cristo, 
liderados por um mestre. 
 
Espanha
No país Ibérico, a data é celebrada com uma grande festa de cortejo dos Reis Magos, a ‘Cabalgata del Reyes’  ou em português, Cavalgada dos Reis Magos. As crianças deixam sapatos nas janelas, preenchidos com capim e ervas, no intuito de alimentar os camelos dos Reis Magos. De acordo com a lenda do país, em troca, essas mesmas crianças recebem em troca doa magos doces e guloseimas. A festa acontece com um tradicional desfile de Reis e cavaleiros em carros muito bem decorados.  Ao final, misturam-se com as crianças para brincar nas ruas. A Cavalgada dos Reis Magos acontece há mais de 150 anos, sempre na véspera do Dia de Reis (5). 
 

Itália

Na Itália a comemoração ganha o nome de Befana, uma bruxa que fornece presentes às crianças. Diferente dos demais países que possuem a tradição do Papai Noel presentear no Dia 25 de dezembro, a Befana se encarrega desta função, todo dia 6 de janeiro do ano. 
A bruxa nada mais é do que uma figura folclórica da Itália, definida tradicionalmente por uma velhinha simpática, de roupas remendadas, chale, lenço na cabeça e chapéu pontiagudo, botas e de vassoura na mão. Sua fama é de levar doces e presentes para as crianças que se comportarem bem, e carvão para as que foram rebeldes.
 

Alemanha

Embora pareça que ‘C+M+B’ sejam as iniciais dos Reis Magos, as abreviações simbolizam a frase ‘Cristo Mansionem Benedicat’, que em português significa Cristo abençoe esta casa. Durante a data, todas as casas se purificam,  com incenso de para afastar as energias negativas e  colocam a metade de uma cebola  polvilhada com sal no peitoril da janela. As crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.  
 

Vaticano

A data é celebrada no Vaticano com uma grande missa celebrada pelo Papa. 
 

Hungria

Na Hungria, as crianças costumam se vestir de Reis Magos, transportando os presépios de porta em porta pedindo moedas aos moradores.
 

Filipinas

Nas Filipinas, o Dia de Reis é celebrado com homens adultos, que se vestem de Reis Magos e saem a distribuir doces para as crianças pelas ruas.
 
E você como costuma celebrar a data? Conta para a gente!
 
 

Comentários