Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


No Dia da Gratidão, conheça histórias comoventes desse ‘sentimento único’

Marcele Lima Por: 04/01/2019 - 17:34
No Dia da Gratidão, conheça histórias comoventes desse ‘sentimento único’/ Pixabay
No Dia da Gratidão, conheça histórias comoventes desse ‘sentimento único’/ Pixabay

Ser grato pode modificar seu cérebro! Esta foi a conclusão que chegaram pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Quarenta e três voluntários que estavam em tratamento contra depressão e ansiedade foram convidados a participar do estudo. Eles realizaram atividades semanais em grupo, mas somente metade deles tinha uma missão: escrever cartas de agradecimento a destinatários diferentes, que poderiam ou não ser entregues.

Três meses depois de iniciar essas “sessões de gratidão”, todos passaram por um escaneamento cerebral. Simultaneamente, os pesquisadores realizavam outro exercício, que consistia em visualizar fotos de pessoas que seriam doadoras desta pesquisa. Mesmo sabendo que participavam de um estudo, os voluntários que escreveram as cartas tinham a atividade cerebral diferente das pessoas que não escreveram.

Os pesquisadores, no entanto fizeram questão de dizer que as áreas do cérebro responsáveis pelo sentimento de gratidão reagiram diferentes das que expressam empatia, por exemplo. Seria um sentimento único. Os pacientes relataram que semanas após o estudo, eles tornaram-se mais gratos, como se estivesse “gravado” na cabeça deles.

Os estudiosos ainda consideram precoces as resoluções sobre os efeitos da gratidão nas nossas vidas, mas concluem fazendo uma comparação: Exercitar a gratidão no cotidiano é como exercitar um músculo do corpo, quanto mais pratica mais efeitos em longo prazo se obtém. A pessoa fica propensa a ser espontaneamente grato. O artigo foi publicado no Jornal Científico NeuroImage, em março de 2016.

O que significa Gratidão?

De origem latina, a palavra em si significa ‘gratia’, que quer dizer graça, ou simplesmente reconhecimento por uma graça alcançada! 

Dia 06 de janeiro é o dia da gratidão, mas você pode exercitar este sentimento no dia a dia, com atitudes simples como agradecer à dedicação dos seus pais, ao companheirismo dos seus amigos nos momentos difíceis e dizer que ama seus filhos. E ainda Ser positivo em relação à vida e a tudo de bom e o bem que lhe cerca. Às vezes dizer obrigado a um bom dia que se recebe já ajuda a melhorar o dia da gente e do outro.

Conheça histórias de gratidão que viraram notícia!

1 – Mãe agradece bombeiro que a ajudou a salvar a vida do seu filho

Uma mãe, moradora da cidade de Teutônia, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, viveu momentos de agonia quando seu filho recém-nascido engasgou no início de 2018. Jussara Vieira Markmann entrou em contato com os Bombeiros Voluntários através de uma ligação telefônica e com ajuda de um dos membros da corporação conseguiu fazer com que a criança voltasse a respirar. Cerca de três dias depois ela, junto com o bebê, foi até a sede dos bombeiros voluntários para conhecer e agradecer o Bombeiro Matheus Cardoso, que a ajudou. "Quando acontece contigo, tu dá um valor muito maior. É essencial o trabalho deles", Disse Jussara, em entrevista ao uma emissora local.

2 – Adolescente comemora 15 anos com os socorristas que salvaram sua vida

Raquel Moro de Farias passou por momentos difíceis depois de sofrer um acidente grave em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O namorado que estava com ela acabou falecendo. A jovem quebrou sete costelas, o cóccix, seu baço estourou e teve a bacia deslocada.

Por um acaso, dois socorristas passavam pelo local no momento da tragédia e a ajudaram. Eram eles Gustavo Weber e Luan Flores, que integram o Grupo de Resgate e Apoio Voluntário de Emergência (Grave). Eles haviam acabado de sair de um evento, aquele não era o caminho habitual dos dois, mas acabaram cara a cara com a situação. Não pensaram duas vezes e ajudaram no socorro da vítima.

Ela ficou 20 dias internada e os planos de comemorar o aniversário de 15 anos em março de 2019 ficaram para trás, por conta dos gastos. No entanto, Raquel acabou sendo surpreendida por pessoas que quiseram colaborar com seu sonho e lhes proporcionaram uma festa surpresa, em novembro do ano passado.

Os pais de Raquel, em um gesto de gratidão, convidaram os socorristas que fizeram o resgate da filha e eles a buscaram em casa de ambulância, a acompanharam na entrada e ainda dançaram a valsa com ela. A mãe Eliane Farias, afirma que para ela o fato todo foi um milagre. “Eles foram anjos na nossa vida. Como ela tem muito carinho e gratidão por eles, nós resolvemos fazer uma surpresa. Agradecemos a Deus por ter colocado eles no nosso caminho. O acidente foi horrível, era para minha filha ficar com sequelas, mas só perdeu o baço”, afirmou em entrevista à imprensa.

3 – Cabelereira ganha carro em rifa solidária e devolve o veículo, que serviria de transporte para os pais da criança que necessitava

A cabeleireira Isabel Soares, devolveu o carro que ganhou em uma rifa solidária para ajudar o Akonn Verdugo Gonçalves, de 3 anos, que precisava do dinheiro para uma cirurgia de emergência no olho esquerdo. As despesas médicas da criança chegavam aos 20 mil reais e os pais não tinham condições. Eles realizaram almoços, campanhas nas redes sociais, até que veio a ideia de rifar o carro da família. Jéssica Verdugo, mãe do pequeno Akonn ficou supresa pela atitude de Isabel, que além de ter comprado parte das rifas, ajudou a vender e ao ser sorteada devolveu o carro.

A cabeleireira, que perdeu o filho em um acidente de carro, disse em entrevista a um site de notícias, que não pensou duas vezes na hora de devolver o veículo para família Já Isabel disse que não pensou duas vezes na hora de recusar o prêmio. "Perdi meu filho e não pude fazer nada. Por isso, vendo a luta dessa família, não medi esforços para ajudá-los, para que eles tenham a oportunidade de cuidar do filho deles", disse.

4 – Ex-alunos arrecadam dinheiro para pagar dívida de professor

O professor aposentado Maurício Barroso, de 82 anos, ajudou ao longo de sua carreira, muitos estudantes as realizarem o sonho de entrar na faculdade. Lecionou por quase 20 anos em um tradicional cursinho para vestibular no Rio de Janeiro e frequentemente concedia bolsas de estudo a quem não podia, pagava lanches e passagem para os mais carentes. Nas horas vagas o docente ainda dava aulas particulares de graça.

Maurício acabou acumulando dívidas ao longos dos anos e passava a gastar boa parte da aposentadoria no pagamento delas, até que um de seus ex-alunos, José Ferreira, que hoje é advogado, resolveu ajudar. Junto com colegas que também foram alunos de Maurício, José criou uma “vaquinha virtual” para pagar as dívidas acumuladas por Barroso. Eles conseguiram mais de R$ 20 mil em doações. “Se me tornei quem eu sou, foi porque me inspirei nele. O Maurício fazia a gente se enxergar como ser humano e a empreender no sentido de modificar a sociedade para melhor. Dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar o que ele fez por mim, minha família e meus amigos", Disse o advogado em entrevista para uma emissora de Tv.

Feliz Dia da Gratidão! Você já agradeceu hoje?

Comentários