Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nem todo mundo pode praticar corrida

Educador físico da Universidade UNG explica que a prática pode trazer benefícios quanto malefício
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 20/09/2017 - 11:23
Imagem mostra duas pessoas correndo
corrida, se praticada de forma incorreta e desacompanhada de um profissional, pode trazer malefícios
A prática regular de exercícios é fundamental para o aperfeiçoamento das saúdes física e mental. E a corrida é uma opção de atividade física para pessoas que pensam em perder peso ou apenas melhorar o condicionamento físico. Mas nem todos podem correr. O educador físico da Universidade UNG, Edison Tresca, alerta que a corrida, se praticada de forma incorreta e desacompanhada de um profissional, pode trazer malefícios.
 
“Nem todos podem praticar corridas diariamente, ou mesmo esporadicamente. Apenas pessoas com bom nível de condicionamento físico suportam correr diariamente sem trazer malefícios ao organismo. Para essas pessoas, que já são bem treinadas, é até necessário manter essa rotina para não perder o ritmo. O praticante sem um preparo adequado não conseguiria seguir um programa diário, uma vez que este é um exercício que exige muito do corpo”, explica o professor.  
 
Quem excede os limites suportados pelo corpo pode ter problemas simples, como um desconforto ou fadiga extrema, ou enfrentar situações mais graves e que podem até levar à morte, em casos quando não se tem ciência de doenças preexistentes. O indicado para todos que desejam iniciar a prática da corrida é procurar um cardiologista, fazer os exames necessários e, após o parecer médico, obter a liberação para começar as atividades. Além disso, é preciso que haja sempre o acompanhamento de um profissional de educação física habilitado e capacitado. Seguindo essas orientações, os riscos de prejuízos à saúde são diminuídos drasticamente. 
 
A intensidade do exercício pode variar entre baixa, sendo uma caminhada, moderada, como um trote, e intensa, chegando a corrida, de fato. A necessidade, capacidade e objetivos do praticante serão avaliados e determinados pelo educador físico que estiver orientando o indivíduo. De acordo com Tresca, em todos os casos, para que os resultados e benefícios da atividade sejam perceptíveis é preciso que esta seja praticada durante, ao menos, 15 minutos, três vezes, em dias alternados por semana.
 

Comentários