Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Nem médico, nem biólogo, muito menos farmacêutico! Conheça o Biomédico

Biomédicos podem atuar na descoberta e prevenção de doenças nos humanos e na preservação da natureza
Marcele Lima Por: 19/11/2018 - 16:49
Nem médico, nem biólogo, muito menos farmacêutico! Conheça o Biomédico
Nem médico, nem biólogo, muito menos farmacêutico! Conheça o Biomédico

Já pensou em trabalhar em laboratórios, realizar testes e exames, além de estudar e identificar doenças e micro-organismos ou desvendar um misterioso crime? O dia 20 de novembro é dedicado ao profissional que pode cumprir todas essas funções e muitos mais: o Biomédico.

A profissão é regulamentada pela Lei n 7.135, de1983, e dedica-se a investigar doenças e criar mecanismo de controle para elas. Os biomédicos também são é responsáveis por pesquisar agentes biológicos que contaminam o meio ambiente, as águas ou o ar, prejudicando o Homem e os animais.

A biomedicina explora conhecimentos em biologia e medicina e pode até ser confundida com Farmácia. A diferença é que enquanto os Biomédicos desenvolvem prevenções de doenças, como vacinas, por exemplo, os Farmacêuticos agem no desenvolvimento de agentes que tratam e aliviam sintomas. Um age na biologia e o outro na química do problema. 

Onde os biomédicos atuam?

O campo de atuação do Biomédico é amplo. São mais de 30 especialidades, que vão de clínicas, bancos de sangue e hospitais até indústrias de alimentos, cosméticos e perícia criminal. A remuneração varia de acordo com cada atividade.

 

Confira como o biomédico atua em algumas dessas funções:

 

Análises Clínicas: É um dos maiores mercados dos biomédicos no Brasil. Eles analisam o material coletado para exames e elaboram os diagnósticos. Assumem a responsabilidade técnica do trabalho, além de emitirem os laudos aos pacientes.

Análises Ambientais: Aqui os profissionais realizam análises de produtos químicos e microbiológicos para detectar riscos ao meio ambiente. Buscam métodos de combate a poluição, no tratamento da água e do esgoto, além de trabalhar na averiguação bioquímica e microbiológica dos alimentos.

Biomedicina Estética: A especialização nesta área permite atuar em procedimentos estéticos como carboxiterapia e rejuvenescimento facial. O profissional especializado também é responsável por estudos de medicamentos e cosméticos, podendo trabalhar tanto em centros estéticos quanto em um espaço próprio. É uma das áreas que mais cresce dentro da formação.

Bancos de Sangue: O biomédico pode realizar coleta de sangue e exames para detectar algum problema infeccioso no doador. Ele também pode manipular, separar e produzir hemocomponentes e hemoderivados, realizar o armazenamento deles e executar atividades relacionadas ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos.

Indústria:  Além de atuar nas pesquisas para fabricação de soros, vacinas, medicamentos e produtos estéticos, nas indústrias o biomédico pode se ocupar do controle de qualidade, com testes microbiológicos de alimentos, por exemplo.

Genética: Investigar doenças genéticas por meio de análises bioquímicas de enzimas, ajudando na identificação precoce de doenças, antecipando tratamentos. Por meio de exames dos produtos biológicos dos pacientes, os biomédicos podem descobrir problemas hereditários e profilaxias.

Toxicologia:  Tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas. A toxicologia clínica é um dos principais ramos na área da biomedicina. Os biomédicos podem tratar de pacientes que tenham  tido acesso a produtos tóxicos, indicando o melhor tratamento. Faz testes para indicar as doses tidas como não tóxicas ao homem, em medicamentos, por exemplo.

Perícia Criminal: Ajuda a investigar e elucidar crimes a partir de vestígios deixados nos locais onde aconteceram. Os biomédicos  analisam amostras de sangue, vestígios orgânicos, identificam parentescos e fazem identificação genética individual em corpos ou fragmentos deles.

Tem interesse? Venha Conhecer o curso de Biomedicina da UNIVERITAS

Comentários